Conferência discutirá pesquisas científicas sobre doenças negligenciadas

Publicado em 04/12/2013

Portal MCTI, em 03/12/2013

Nos dias 4 e 5 de dezembro, cientistas, representantes de indústrias farmacêuticas e tomadores de decisão discutirão os avanços e os desafios das pesquisas científicas sobre doenças negligenciadas. Eles participarão da conferência internacional “Best science for the most neglected: where do we stand 10 years on?”, que será realizada em Paris, na França.

O evento celebra os dez anos da Iniciativa Medicamentos Para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês) e é organizado em parceria com o Instituto Pasteur da França, com aa Organização Internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e com a editora científica PLOS. O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) enviará o coordenador do Laboratório de Bioensaios, Lúcio Freitas Junior, para representar o país na conferência.

O pesquisador, que é referência internacional em doenças negligenciadas, apresentará as ferramentas e os desafios das pesquisas sobre doença de chagas para a próxima década. O LNBio, laboratório integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas (SP), possui um programa de pesquisa voltado à descoberta e validação de novos alvos terapêuticos e ao desenvolvimento de novos fármacos para tripanossomíase humana africana, doença de chagas e leishmaniose.

As doenças negligenciadas são um grupo, delimitado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo MSF, composto por 17 enfermidades causadas por agentes infecciosos, como bactérias e parasitas. Esses males são conhecidos dessa forma pela falta de investimento em pesquisas e desenvolvimento para medicamentos e prevenção.

Embora, segundo a OMS, afetem cerca de 1 bilhão de pessoas, concentradas em áreas rurais e favelas urbanas, a indústria farmacêutica pouco se interessa pelo tema por causa do baixo retorno financeiro do mercado.

Texto: Ascom do CNPEM

Repercussão: Portal Brasil, Jornal da Ciência, Jornal Brasil

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone