Publicado em 28/10/2019

Durante a 16ª edição da SNCT, Centro participou de exposição em Brasília com dois estandes e recebeu uma série de visitas no campus em Campinas

O CNPEM ampliou sua participação durante a 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e que neste ano teve como eixo principal o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O evento contou com atividades em todo o território nacional entre os dias 21 e 27 de outubro de 2019.

Parte das atrações do CNPEM se concentrou no próprio campus, com visitas agendadas por escolas do Ensino Médio e Técnico, de Campinas e região, além de grupos de estudantes universitários de graduação em cursos de diversas áreas do conhecimento. Em Campinas, cerca de 200 visitantes compareceram ao Centro.

O CNPEM também marcou presença na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de Brasília, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A participação do Centro em Brasília contou com palestras sobre o Sirius com o pesquisador Julio Criginski Cezar, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), sobre Bioeconomia com Eduardo Couto, diretor do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), e sobre o estado da arte em tecnologia enzimática e aplicações biotecnológicas com Mário Murakami, diretor científico do LNBR.

No estande do CNPEM, Sirius foi destaque. Os visitantes puderam conhecer o conceito e as aplicações da luz síncrotron e a magnitude do Sirius, novo acelerador de elétrons brasileiro, dedicado a análise dos mais diversos materiais. Para aproximar o público do mais ousado projeto científico da história do país, o CNPEM levou vídeos interativos e óculos de realidade virtual, possibilitando ao público “visitar” o Sirius sem sair do lugar. O público também teve a oportunidade de entrar em contato com pesquisas realizadas pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), além de visualizar imagens 3D de microscopia eletrônica, realizadas nas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

O outro estande, dedicado à Bioeconomia – tema do evento, destacou a atuação do Centro no contexto da economia de baixo carbono, e apresentou atividades diversas do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e de Biorrenováveis (LNBR), revelando estratégias para o uso de resíduos agroindustriais na produção de produtos de alto valor agregado, como materiais nanoestruturados, biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais, além de demonstrar as aplicações da palha de cana-de-açúcar para geração de energia elétrica.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada desde 2004 pelo MCTIC, ocorre sempre no mês de outubro com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população. Conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, além de instituições de ensino e pesquisa.