CNPEM participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em 19/10/2017
A programação das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (23-27/out) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais contará com visita ao primeiro acelerador de elétrons do Hemisfério Sul. No tour pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, mais de 600 visitantes poderão conhecer as aplicações deste tipo de equipamento, suas histórias e os detalhes de seu sucessor – o Sirius – a mais complexa infraestrutura científica do Brasil!

Além do acelerador de elétrons, os visitantes do CNPEM poderão conferir as atividades dos demais Laboratórios Nacionais que integram o Centro: de Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). Nas estações preparadas especificamente para a ocasião, será possível manusear microscópios para observar objetos do dia a dia, visualizar imagens de microscopia eletrônica de animais e alimentos em três dimensões, assim como conhecer os passos para a produção de etanol a partir do bagaço de cana-de-açúcar e muito mais.

Os visitantes também verão que “A matemática está em tudo” – como sugere o tema desta edição do evento. Uma série de funcionários do Centro mostrará como a matemática está envolvida em pesquisas das mais diversas áreas do conhecimento, da construção de um acelerador de elétrons aos estudos que podem dar origem a novos medicamentos.

As visitas ao CNPEM durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são pré-agendadas por meio do site do Centro ou pela Prefeitura de Campinas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT – foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 14ª SNCT vai de 23 a 29 de outubro de 2017.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone