Publicado em 23/10/2018

CNPEM participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018

Centro realizou visitas em seu campus em Campinas e disponibilizou estande sobre o Sirius em Brasília

O CNPEM ofereceu uma programação diversificada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em todo o território brasileiro de 15 a 21 de outubro. Parte das atrações se concentrou no campus do Centro, em visitas agendadas por escolas do Ensino Médio e Técnico, de Campinas e região, além de grupos de estudantes universitários de graduação em vários cursos como: Física, Engenharia Química, Biomedicina, Ciência dos Materiais e outros. Foram recebidos cerca de 400 visitantes de segunda à sexta-feira.

O CNPEM também marcou presença na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de Brasília, com um estande dedicado ao Sirius, novo acelerador de elétrons brasileiro em construção no campus do CNPEM. No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, os visitantes puderam conhecer o conceito e as aplicações da luz síncrotron e a magnitude do equipamento dedicado a análise dos mais diversos materiais. Para aproximar o público do mais ousado projeto científico da história do país, o CNPEM levou vídeos interativos e óculos de realidade virtual, por meio do qual o público pode “visitar” o Sirius sem sair do lugar, além de saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas nos Laboratórios do CNPEM.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada desde 2004 pelo MCTIC, ocorre sempre no mês de outubro com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população. Conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, além de instituições de ensino e pesquisa. A 15ª edição da SNCT teve como tema “Ciência para a redução das desigualdades”.

Veja a galeria de imagens