CNPEM na SBPC

Publicado em 12/07/2011
Assessoria de Comunicação, em 12/07/2011

O estande do Centro Nacional de Pesquisa em Energia dos Materiais (CNPEM) na ExpoT&C possibilita aos visitantes da 63 ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) conhecer de perto algumas das pesquisas realizadas no campus como, as telas Premium, produzidas por soldagem por difusão com tecnologia desenvolvida no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e utilizadas para filtrar areia na prospecção de petróleo. Outros exemplos são as chapas de aço e metais utilizadas para demonstrar os resultados do processo de soldagem por atrito (FSW), projeto do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e desenvolvido em parceria com a Petrobras. Além de manusear estas peças, os visitantes assistem a vídeos explicativos num tablet.

O site “Moléculas no dia a dia” é um recurso didático disponível no site do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) que permite aos alunos visualizar e manipular algumas estruturas tridimensionais de moléculas presentes no cotidiano, como a da água, cafeína, hemoglobina e DNA.

Com a apresentação interativa sobre a biorrefinaria do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) “Uma planta, muitos produtos, um mundo melhor”, o visitante conhece os vários usos da cana-de-açúcar. Dentre as dezenas de produtos obtidos a partir da cana (alimentos, combustível, energia elétrica, cosméticos), vários substituem poluentes derivados do petróleo.

Além desses recursos, uma TV transmite vídeos institucionais continuamente e material impresso é distribuído aos interessados. No dia 11 de julho, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, visitou o local.

Sobre o evento

A edição 2011 da Reunião Anual da SBPC tem como tema central “Cerrado: água, alimento e energia”. O evento conta com oito mil inscritos, quase 900 posteres de iniciação científica, 61 conferências, 80 mesas redondas, 10 simpósios, 80 minicursos, 70 atraçõess culturais e mais de 400 paletrantes de diversas regiões e áreas do conhecimento.

O estande do CNPEM integra um espaço de 6 mil metros quadrados dedicado à divulgação das pesquisas realizadas por 135 instituições vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para o público em geral e participantes da 63ª Reunião Anual da SBPC.

Além dos estandes, a ExpoT&C conta com áreas para a realização de jogos interativos e de palestras. Neste último, o diretor do LNLS, Antonio José Roque da Silva, apresentou o projeto Sirius, a nova Fonte de Luz Síncrotron brasileira, no dia 11 de julho.

A ExpoT&C está aberta para visitação entre os dias 10 e 15 de julho na Universidade Federal de Goiânia (UFG), das 10 às 19 horas. Para mais informações, acesse a página oficial do evento.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone