CNPEM e Universidade Federal do Ceará assinam convênio

Publicado em 08/03/2019

Acordo na área de nanomateriais permitirá o intercâmbio de estudantes de pós-graduação e de professores  

Convênio permitirá o intercâmbio de estudantes de pós-graduação e de professores (Foto: Ribamar Neto/UFC)

No dia 25 de fevereiro de 2019, foi estabelecido um acordo de cooperação técnico-científica entre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O convênio – assinado pelo diretor do CNPEM, Antônio José Roque da Silva, pelo diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Adalberto Fazzio, pelo reitor da UFC,  Henry Campos, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antonio Gomes – permitirá o intercâmbio de estudantes de pós-graduação e de professores da UFC com o LNNano.

A proposta é que vários grupos de pesquisa da UFC que realizam estudos na área de nanomateriais possam se beneficiar das instalações do Centro. A seleção de projetos será feita mediante edital interno na UFC, ainda a ser lançado.

José Roque explicou que a fonte de luz Sirius beneficiará pesquisas de quase todas as áreas do conhecimento (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Segundo o reitor Henry Campos, o convênio vai enriquecer e dar mais oportunidades aos pesquisadores da UFC. A universidade tem sido avaliada nos últimos anos como a melhor universidade do Norte e Nordeste do Brasil e, ainda segundo o reitor, o componente da pesquisa tem contribuído de maneira expressiva para essa avaliação.

O convênio foi assinado antes da Aula Magna da Pós-Graduação proferida por José Roque sobre o potencial da nova fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius, atualmente o maior projeto da ciência brasileira. O diretor do CNPEM aproveitou a oportunidade para lembrar que, além do termo de cooperação técnico-científica entre CNPEM e UFC, há vários outros canais de oportunidade para estudantes interessados em aproveitar o potencial dos laboratórios do Centro. O Programa Unificado de Estágios e as Bolsas de Verão foram alguns dos exemplos citados.

Fonte: Universidade Federal do Ceará