CNPEM adota medidas em resposta ao COVID-19

Publicado em 18/03/2020
Assessoria de Comunicação

Ações visam reduzir aglomeração de pessoas e o deslocamento de seus colaboradores

Diante do aumento de casos de COVID-19 no território nacional e das medidas recomendadas pelas autoridades públicas da área de Saúde, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) adotou ações para contribuir com a redução da taxa de propagação do vírus. A partir de 18 de março, o Centro suspende a circulação de visitantes e pesquisadores externos em suas instalações, os eventos institucionais internos e externos, assim como as viagens de seus colaboradores.

A presença de funcionários no campus do CNPEM será reduzida com a adoção do modelo de home office por todos aqueles que desempenham atividades compatíveis com esse regime de trabalho. Trabalhos presenciais no campus do CNPEM serão realizados, sempre que possível, com número reduzido de pessoas no mesmo ambiente e adoção de revezamento de turnos.

Ao chegar de viagens internacionais, os profissionais do CNPEM estão instruídos a permanecer em casa por, ao menos, sete dias, observando o possível surgimento de sintomas associados à infecção por corona vírus, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As medidas adotadas pelo CNPEM têm vigência por tempo indeterminado e poderão ser revisadas a qualquer momento pela Diretoria do Centro.

Sirius

Essas medidas adotadas para conter a propagação do COVID-19 pelo CNPEM também atingem, obviamente, as atividades relacionadas à nova fonte de luz sincrotron brasileira, o Sirius. Assim como os demais funcionários do Centro, os colaboradores envolvidos no mais complexo projeto da ciência brasileira adotaram o regime de trabalho remoto, quando cabível. Ainda assim, há um esforço para que as principais atividades do Sirius, da mesma forma que as do restante do CNPEM, sejam mantidas, na medida do possível, com equipes reduzidas, atuando em sistema de revezamento. Neste modelo, ainda que em menor ritmo, continuam as operações de montagem das estações experimentais e os testes e ajustes nos aceleradores do Sirius.