G1, 28 junho 2019
Crianças e adultos podem participar do Ciência Aberta, a partir das 9h, em Campinas (SP); 4ª edição do evento inclui visita inédita ao Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração.
Maior obra científica do Brasil, Sirius fica no CNPEM, em Campinas (SP) — Foto: Cesar Cocco
Acelerador de partículas, luz síncrotron, nanotecnologia, biociências. O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), é um dos maiores centros de produção científica do Brasil, e o espaço normalmente restrito a pesquisadores estará de portas abertas para a população neste sábado (29), das 9h às 15h. O “Ciência Aberta” dispensa inscrição e o evento oferece atrações para todas as idades e visitas interativas, além de praça de alimentação com food trucks.
Crianças e adultos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas com físicos, químicos, biólogos e especialistas que atuam nos quatro laboratórios nacionais do CNPEM:
- Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS);
- Laboratório Nacional de Biociências (LNBio);
- Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR);
- Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).
Entre as atrações da 4ª edição do programa está a visita ao Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, projetado para ser o mais avançado do mundo, e que tem previsão de ser aberto aos pesquisadores em 2020.
A pedido do G1, a equipe do CNPEM destacou cinco atrações imperdíveis no Ciência Aberta. Confira:
- Visita ao Sirius (estandes 46, 49, 54 e 57): Entre as diversas atrações, os pesquisadores prepararam uma maquete para explicar como funciona o acelerador de partículas. Quem for ao local também poderá ver como se controla o movimento de elétrons e os “olhos” capazes de enxergar a luz síncrotron.
- Biorrenováveis para o Brasil e o mundo (estande 31): Conheça a ciência e a tecnologia desenvolvida para biorrenováveis no CNPEM e saiba como as pesquisas impactam na vida das pessoas e contribuem para um futuro mais sustentável.
- Microscopias e “Sala Limpa” do LNNano (estandes 2 ao 5): Descubra como funciona a escala da nanotecnologia em comparações lúdicas com o tamanho das coisas; visite microscópios eletrônicos e descubra como os pesquisadores produzem imagens de moléculas complexas como as proteínas. Além disso, veja como são fabricados dispositivos com nanômetros de tamanho.
- LNBio (estandes 23 e 28): Descubra como um pequeno peixe de aquário ajuda cientistas a entender os mecanismos causadores de doenças e descobrir como tratá-las? Além disso, veja ciência de ponta em imagens.
- Biociências para crianças: Histórias da caverna do nariz e contação de histórias para crianças ajudam a compreender conceitos do sistema imunológico.
Serviço
- Ciência Aberta – CNPEM
- Quando: Sábado (29), com portões abertos das 9h às 15h, e atrações das 9h às 17h.
- Quanto: Entrada gratuita, com doações opcionais de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza ou higiene pessoal, que serão enviados para a Casa Santana – Centro de Convivência e Inclusão Social para a Cidadania.
- Onde: Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia de Campinas – Campinas/SP