Ciência Aberta: um dos principais centros de pesquisa do País abre suas portas

Publicado em 13/03/2020
CNPEM promove evento para divulgar suas atividades e suas instalações, incluindo o Sirius – novo acelerador de elétrons

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abrirá mais uma vez suas portas para o público no evento Ciência Aberta. Depois de receber 16 mil pessoas em um único dia no ano passado, em 2020 o evento acontecerá nos dias 19 e 20 de junho. O primeiro dia será dedicado a instituições de ensino de todos os níveis, do fundamental a pós-graduação, incluindo cursos profissionalizantes e ensino de jovens e adultos. Nestes casos, as instituições devem realizar um pré-cadastro no site do evento (https://pages.cnpem.br/cienciaaberta/), até o dia 31 de março. Já no sábado, o campus do CNPEM estará aberto a todo público, como aconteceu nas edições passadas, sem necessidade de registro prévio.

O CNPEM abre anualmente suas instalações para apresentar suas pesquisas ao público no evento Ciência Aberta. Na iniciativa, as instalações dos quatro Laboratórios Nacionais do CNPEM, incluindo o Sirius – novo acelerador de elétrons brasileiro – recebem visitas para que a sociedade possa conhecer de perto as atividades do Centro, com atrações para todas as idades. A programação inclui ainda exposições, oficinas, estações para manipulação de microscópios, palestras informais, praças de alimentação e muito mais!

Sobre o CNPEM

Ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira – o Sirius – uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes. O Centro constitui um ambiente movido pela busca de soluções com impacto nas áreas de saúde, energia, meio ambiente, novos materiais, entre outras.

As competências singulares e complementares presentes nos Laboratórios Nacionais do CNPEM impulsionam pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de luz síncrotron; engenharia de aceleradores; descoberta de novos medicamentos, inclusive a partir de espécies vegetais da biodiversidade brasileira; mecanismos moleculares envolvidos no surgimento e na progressão do câncer, doenças cardíacas e do neurodesenvolvimento; nanopartículas funcionalizadas para combate de bactérias, vírus, câncer; novos sensores e dispositivos nanoestruturados para os setores de óleo e gás e saúde; soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais.