Ciência Aberta no CNPEM comemora 30 anos do LNLS

Publicado em 06/07/2017

Assessoria de Comunicação em 06/07/2017

Evento recebeu mais de 4000 pessoas interessadas em aprender sobre Ciência

No último sábado, 1º de julho, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriu suas portas em mais uma edição do evento Ciência Aberta. Este ano o evento celebrou os 30 anos do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron com visitas guiadas pelos quatro Laboratórios Nacionais para que o público pudesse conhecer bem de perto as pesquisas e áreas de atuação do Centro.

As atividades do campus incluíram também exposições, estações para manipulação de microscópios, Show da Física e palestras informais. Estavam disponíveis ainda brinquedos para as crianças, caminhões com atividades interativas e praça de alimentação com diversas opções de food trucks.

No LNLS, os visitantes puderam conhecer a única fonte de luz síncrotron da América Latina e saber mais sobre o acelerador de elétrons que é o coração desta máquina. Além disso, os participantes tiveram a chance de conhecer mais sobre o Sirius – a nova fonte de luz síncrotron brasileira em construção no CNPEM – projetado pelo LNLS e considerado o projeto mais sofisticado da ciência brasileira.

Veja galeria de fotos do evento

Trajetória 

A primeira fonte de luz síncrotron brasileira e do hemisfério sul começa a ser projetada em 1987 e é inaugurada 10 anos depois, em 1997. Trinta anos depois de sua fundação, o LNLS segue sua vocação pioneira com a construção do Sirius.

Junto com o LNLS, surge também a semente daquele que se tornaria um dos principais centros de pesquisa do País, o CNPEM. A partir do sucesso do LNLS e de sua fonte de luz, foram lançadas as bases de atuação dos outros três Laboratórios Nacionais do Centro: LNBio (de Biociências, oficialmente inaugurado em 2009), CTBE (de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, inaugurado em 2010) e LNNano (de Nanotecnologia, inaugurado em 2011).

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone