Brasil e Alemanha discutem implantação de centro de bioinovação

Publicado em 27/11/2012

Portal MCTI, em 26/11/2012

Boas-vindas do Prof Dr Fernando Galembeck, LNNano - CNPEM
Boas-vindas do Prof Dr Fernando Galembeck, LNNano – CNPEM

Brasil e Alemanha planejam criar um bioinnovation hub, ou centro de bioinovação, com o objetivo de promover a criação de novos produtos e processos relacionados à economia verde (bioeconomia), no contexto da cooperação bilateral. Esse é o principal objetivo do German – Brazilian Partnering Event on the Way to a Bionnovation Hub, ou, em tradução livre, Encontro da Parceria Germano-Brasileira no Caminho para o Centro de Bioinovação.

O evento – promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) –   teve início nesta segunda-feira (26) e se encerra nesta terça (27).

No primeiro dia, foi definida uma pauta comum de projetos relacionados ao aperfeiçoamento da produção, do processamento e da transformação da biomassa e seus impactos socioeconômicos. A ideia é promover iniciativas para obtenção de energias renováveis de forma mais eficiente – técnicas de reaproveitamento de resíduos de produção e processamento de biomassa, por exemplo.

Com apoio do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), do MCTI, do CNPEM, do Cluster Industrielle Biotechnologie (Clib) e do Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP), o encontro é o terceiro dedicado à criação do bioinnovation hub. “Esperamos que a reunião seja frutífera e que os participantes se comprometam com o desenvolvimento de diferentes projetos”, afirmou o diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Fernando Galembeck.

Leia mais.
Texto: Ascom do CNPEM

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone