Bolsista de iniciação científica do LNBio é premiada pelo CNPq

MCTI, em 21/06/16

 

Bruna Domingues Vieira conduziu estudo com enzima envolvida na síntese de antibiótico contra a tuberculose e faturou o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de ciências da vida.

Uma bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Bruna Domingues Vieira, foi a vencedora do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de ciências da vida. A estudante desenvolve o projeto “Estudos estruturais com enzimas envolvidas na biossíntese de produtos naturais de interesse farmacêutico” no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio).

“Fiquei muito feliz ao receber a notícia de que nosso trabalho havia sido selecionado. É um bom indicativo de que estamos no caminho certo e nos incentiva ainda mais a continuar fazendo o nosso melhor”, afirmou Bruna.

O trabalho que rendeu o prêmio à estudante de ciências biológicas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) faz parte das iniciativas do Programa de Descoberta de Fármacos do LNBio. A bolsista teve como principal objetivo determinar a estrutura molecular da enzima Cpz8, envolvida na biossíntese de antibiótico com potencial antituberculose, a caprazamicina. Para isso, Bruna aplicou técnicas interdisciplinares, trocou informações e utilizou as instalações do LNBio e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

“O prêmio da Bruna é o reconhecimento de que estamos formando cientistas sólidos e versáteis no contexto da ciência interdisciplinar, inovadores na utilização de conceitos de ciência básica, dedicados a buscar aplicações para a sociedade e com gosto para o ensino e relações interpessoais, aspectos importantes para a formação de cientistas de altíssima qualidade e competitividade internacional”, comemorou a pesquisadora do LNBio e orientadora de Bruna, Daniela Trivella.

Bruna vai receber como premiação R$ 7 mil em dinheiro, bolsa de mestrado e uma viagem para participar da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), onde vai receber o prêmio. A láurea é concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O prêmio

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é atribuído anualmente e tem como objetivo contemplar bolsistas de iniciação científica e tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do PIBIC, que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone