Aluno da Engenharia Química conquista bolsa pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Publicado em 05/12/2012

Universidade Regional de Blumenau, em 05/12/2012

Thiago Neitzel, aluno do 7º semestre do curso de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB), foi um dos 13 estudantes universitários da América Latina e Caribe selecionados para o 22º Programa Bolsas de Verão do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem). O programa vai ser realizado de 3 de janeiro a 1º de março de 2013.

Cada bolsista vai ser orientado por um pesquisador qualificado em um dos quatro laboratórios nacionais do Cnpem, todos localizados em Campinas (SP). A missão do aluno é desenvolver um projeto proposto pelo orientador e apresentar resultados conclusivos ao final do programa.
Os bolsistas também vão ter acesso a eventos científicos, como seminários e palestras realizados nos laboratórios. “Eu trabalho com pesquisas cientificas e me interessei, essa experiência pode ajudar muito no meu currículo. Inscrevi-me para o Laboratório de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, por ter mais afinidade com a área”, explica Neitzel, que é monitor do Laboratório de Engenharia Bioquímica da FURB e já participou de projetos em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como o “Florestas Energéticas”, na avaliação de compostos durante a fermentação alcoólica.
O programa
Realizado desde 1992, o Programa Bolsas de Verão já acolheu 253 estudantes. Participam do programa somente alunos de cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Engenharias, matriculados regularmente em instituições universitárias localizadas em países da América Latina e do Caribe.
A seleção dos candidatos é feita por um comitê de pesquisadores do Cnpem. São observados o desempenho acadêmico do candidato, participações em atividades de monitoria e iniciação científica, os argumentos expressos pelo candidato em carta de apresentação e as referências feitas por professores e orientadores.
Fonte: Thiago Neitzel
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone