Desafio

Resíduos hospitalares, industriais, farmacêuticos, domésticos e agropecuários, ou ainda traços de poluentes químicos e microrganismos, podem resultar no desenvolvimento de organismos potencialmente resistentes aos agentes antimicrobianos convencionais. Embora as estações de tratamento de esgoto apresentem alguma estratégia de remoção destes compostos, o mesmo não ocorre nas estações de tratamento de águas residuais, onde os métodos convencionais são insuficientes para o sequestro desses contaminantes, propiciando assim infecções devido aos patógenos e seus genes de resistência oriundo deles.

Tecnologia

Nos últimos 20 anos, a nanocelulose fibrilada e a nanocelulose cristalina têm se destacado na área de novos materiais absorventes devido às suas propriedades. Em vista disto, o CNPEM desenvolveu um material poroso compreendendo celulose nanofibrilada para o tratamento de efluentes e meios aquosos (lagos, rios, mares e águas residuais). Nossa tecnologia compreende nanocompósitos porosos de celulose (de eucalipto, bagaço de cana-de-açúcar, ou da mistura destas duas fontes) nanofibrilada oxidada e látex de borracha natural com processo de fabricação em meio aquoso, sem impacto ambiental, envolvendo óxidos de metais antimicrobianos depositados em sua superfície e no interior. Dentre suas aplicações destacam-se: processos de descontaminação de materiais e fluidos nas estações de tratamento de águas residuais; produção de filtros para purificação de água e ar e/ou acoplamento em máscaras faciais.

Diferenciais da tecnologia

  • Remoção de resíduos de antibióticos, hormônios, anti-inflamatórios, produtos de higiene pessoal, subprodutos de desinfecção, microplásticos, microrganismos e toxinas;
  • Alta porosidade que permite a captura de microrganismos;
  • Alta resistência mecânica e flexibilidade;
  • Material renovável e biodegradável.

Escala de desenvolvimento

TRL 4
Validação de componentes
em ambiente de laboratório

Propriedade intelectual

CNPEM
PI BR 10 2023 004464 6
Nadia Aleixo, Rubia Gouveia

Dúvidas e licenciamento

ID da tecnologia: PI151
inovacao@cnpem.br
19 3512-1174

Objetivos do
Desenvolvimento
Sustentável