Bolsista selecionado irá atuar no Centro de Pesquisa em Engenharia Molecular para Materiais Avançados (CeMol), novo CEPID-FAPESP sediado no CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abre processo seletivo para 1 (uma) bolsa de Pós-doutorado FAPESP, vinculada ao Centro de Engenharia Molecular para Materiais Avançados (CEMol) – CEPID/FAPESP.
O bolsista selecionado atuará na caracterização de coronas biomoleculares em nanomateriais, estabilidade coloidal em meios biológicos complexos e efeitos biológicos e toxicológicos in vitro; utilizando técnicas avançadas de maneia integrada como criomicroscopia eletrônica, análises ômicas, luz síncrotron e abordagens computacionais.
Também será responsável por integrar resultados experimentais e teóricos, colaborar na redação de artigos científicos, além de apoiar a orientação de alunos de graduação e pós-graduação.
Requisitos do candidato
- Doutorado completo na área de Química, Biologia ou afins;
- Experiência com trabalho experimental em Química de Nanomateriais, Luz Síncrotron e Biologia Celular;
- Conhecimentos avançados em nanobiointerfaces e nanotoxicologia;
- Redação científica e habilidades para trabalho em equipe multidisciplinar.
Os candidatos interessados deverão encaminhar e-mail para cemol@cnpem.br, até 05/10/2025 com o assunto “Bolsa PD NANOBIOTECNOLOGIA – [Nome e Sobrenome]). O e-mail deverá conter:
- Currículo Completo, com link para o Lattes;
- Carta de motivação: descrevendo experiência prévia e motivação pela bolsa.
Bolsa
O valor da bolsa é de R$ 12.570,00 mensais. Adicionalmente, o bolsista contará com uma Reserva Técnica, correspondente a 10% do valor anual da bolsa, destinada a cobrir despesas imprevistas e diretamente relacionadas ao plano de atividades.
Sobre o LNNano
O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) atua na pesquisa e no desenvolvimento envolvendo a escala nanométrica, por meio de infraestruturas sofisticadas e equipes altamente especializadas, capazes de buscar respostas a desafios científicos e alavancar soluções tecnológicas. Suas instalações abertas compõem um parque único no País, incluindo microscopia eletrônica, criomicroscopia, microscopia de força atômica, além de salas limpas e laboratórios que possibilitam desde a síntese e a caracterização de materiais até a fabricação de dispositivos. Sua pesquisa científica aborda temas estratégicos, nos quais a nanociência e a nanotecnologia contribuem para a solução de problemas nacionais, como em energias renováveis, materiais para a sustentabilidade, saúde e dispositivos quânticos. O LNNano faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).






