Especialistas ministram nesta semana curso sobre criotécnicas em microscopia eletrônica

UFMG em 24/10/2016

LINKhttps://www.ufmg.br/online/arquivos/045730.shtml

Cerca de 80 pesquisadores participam, até sexta-feira, 28, no campus Pampulha, do Workshop on Cryotechniques for Electron Microscopy, promovido pela Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais (RMic).

Com aulas teóricas no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e sessões práticas (hands-on) no Centro de Microscopia da UFMG, o curso é ministrado por sete pesquisadores – Bruno Humbel (Suíça), Danièle Spenhner (França), Jani Seitsonen (Finlândia), Jeanne Ayache (França), Roland Fleck (Reino Unido) e os brasileiros Kildare Miranda (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Rodrigo Portugal (Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais).

Segundo a coordenadora da RMic, professora Elizabeth Ribeiro, o workshop “traz para a Universidade e para os participantes de outras instituições não apenas a fundamentação das criotécnicas, como também o que há de mais avançado nessa área”. Ela destaca que o evento constitui um marco para o Centro de Microscopia, “que ampliará a sua capacidade de atuação e apoio ao pesquisadores de diferentes áreas”.

Professora do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Elizabeth Ribeiro explica que as criotécnicas são utilizadas tanto na área de ciências da vida quanto na de ciência de materiais, nos casos em que o congelamento de amostras é necessário para a preservação e estabilização da estrutura e sua visualização adequada no microscópio eletrônico. “Trabalhar com amostra congelada é muito diferente de lidar com amostra em temperatura ambiente”, enfatiza.

Entre os inscritos, 20 foram selecionados para as seções práticas (hands-on).

O workshop foi planejado com a intenção de difundir a microscopia e a microanálise no estado e no país e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a RMic reúne 11 instituições.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone