Presidente Michel Temer visita projeto Sírius, em Campinas

Publicado em 19/02/2018
Rádio Brasil Campinas em 15/02/2018

LINKhttps://brasilcampinas.com.br/presidente-michel-temer-visita-projeto-sirius-em-campinas.html

Ouça a reportagem aqui

O presidente Michel Temer esteve em Campinas nesta quinta-feira (15) para visita ao Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. O projeto é uma ferramenta científica de última geração, que vai permitir a realização de pesquisas que hoje são impossíveis de serem feitas no Brasil.

Temer não falou com a imprensa, fez apenas um discurso de aproximadamente dois minutos, no qual destacou a importância do projeto para a Ciência brasileira.

Segundo o CNPEM – O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, as obras civis do Sirius estão na reta final e a primeira volta dos elétrons no acelerador deve ocorrer no segundo semestre deste ano. Esta etapa estava prevista para julho, mas o cronograma teve de ser readequado devido a questões financeiras.

Para que a primeira volta dos elétrons aconteça em agosto, como está planejado, o Sirius depende uma verba suplementar de cerca de R$ 200 milhões, como explica o diretor do projeto, Antonio José Roque da Silva.

A visita ao projeto ainda contou com a participação do Ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Assim como o presidente, eles também deixaram o local sem falar com a imprensa. Do lado de fora, um grupo de manifestantes se reuniu para protestar contra o governo de Michel Temer.

A abertura do Sirius para pesquisadores está programada para 2019, e a obra deve ser completada em 2020. O investimento total estimado para o projeto é de R$ 1,8 bilhão.