Unicamp sedia oitava edição do X -Meeting

Publicado em 17/08/2012

Embrapa Informática Agropecuária, em 16/08/2012

O 8º X-Meeting, evento anual organizado pela Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB³C) será realizado no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 14 a 17 de outubro de 2012. O encontro busca oferecer um espaço de discussão para cientistas brasileiros e internacionais a respeito dos avanços na área.

O tema desta edição são as pesquisas recentes em genômica, proteômica e bioinformática, especialmente as novas tecnologias de geração de dados, algoritmos e ferramentas para análise. Voltado a pesquisadores, profissionais e estudantes, o programa do evento contempla palestras, sessões de pôsteres, simpósios temáticos, cursos e sessões técnicas com apresentação oral de alguns trabalhos selecionados.

As palestras serão ministradas por renomados conferencistas do Brasil e do exterior. Um dos palestrantes é Stefan Gotz, diretor e co-fundador da empresa espanhola BioBam, que já participou de projetos de bioinformática relacionados, por exemplo, à análise funcional e visualização de dados genômicos. Outro é o cientista Mani Arumugam, do EMBL – Laboratório Europeu de Biologia Molecular, uma das referências mundiais em pesquisa básica na área de biologia molecular.

Participam também como palestrantes pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo (USP) e do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio). A pesquisadora Paula Regina Kuser Falcão, da Embrapa Informática Agropecuária, vai abordar o tema genotipagem por sequenciamento.

São esperados cerca de 500 participantes. Os interessados em apresentar trabalhos técnicos devem observar as normas e recomendações do comitê científico, disponíveis na internet. Todas as atividades serão realizadas no idioma inglês. A submissão de papers poderá ser feita até 31 de agosto e a de resumos de pôsteres até 10 de setembro.

A comissão organizadora alerta para que as reservas de hospedagem sejam feitas logo após a inscrição, já que a cidade de Campinas costuma sediar vários eventos e possui uma estrutura hoteleira reduzida. Realizado desde 2005, o encontro já passou por cidades como Caxambu e Ouro Preto, em Minas Gerais; Fortaleza, no Ceará; Salvador, na Bahia; Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; Florianópolis, em Santa Catarina e em São Paulo, capital.

O X-Meeting é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o LNBio e o Instituto de Biologia da Unicamp. Mais informações estão disponíveis no site do evento, em: http://evento2012.x-meeting.com.

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Embrapa Informática Agropecuária
Contatos: nadir@cnptia.embrapa.br – (19) 3211-5747
Colaboração: Samanta Purgato
Imagem: Divulgação

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone