SNCT atrai mais de 100 escolas da região de Campinas (SP)

Publicado em 30/10/2013
Integrador de Notícias do Governo, em 29/10/2013

De segunda-feira (21) a este domingo (27), as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Campinas (SP) receberam a visita de 105 escolas da região, somando quase 10 mil alunos de ensino fundamental e médio. Com o apoio da prefeitura de Campinas, o evento ganhou corpo e aconteceu em um dos parques mais populares da região, a Lagoa do Taquaral. A programação na cidade foi coordenada pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com olhares curiosos, as crianças percorreram os quase 3000 metros quadrados da exposição, que abrigou uma mostra de tecnologias do CTI Renato Archer e do Centro Nacional de Pesquisa em Materiais (CNPEM), oficina de software e palestras de divulgação de temas atuais da área de saúde, ao lado de diversas atividades esportivas e culturais organizadas pela prefeitura, que também articulou uma programação de visitas a empresas e instituições inovadoras – CPqD, CPFL, Rhodia e CNPEM.

Participaram da abertura do evento, na segunda, o prefeito Jonas Donizete, o diretor do CTI, Victor Mammana, o vereador André Von Zuben, a secretária municipal de Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emanuelle Alkmin, o presidente da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), Fábio Pagani, e a líder do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva, Fabiana Bonilha.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento de grande eficácia para a popularização da ciência e divulgação das pesquisas que estão sendo realizadas no país. Ela tem obtido êxito com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino”, afirmou Victor Mammana.

Professores e alunos aprovaram a iniciativa. “Estou achando tudo incrível”, relatou o estudante Pedro Augusto Mendes, de 12 anos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elvira Muraro. Já a professora Cristiane Almeida Lopes, docente da mesma escola, avaliou que visitar uma exposição com tantas tecnologias inovadoras acrescenta muito aos alunos. “Este ambiente de laboratório de pesquisas é completamente novo para as crianças”, disse. “Elas ficaram encantadas com os objetos produzidos pelas impressoras 3D, por exemplo. Tudo isto contribuiu muito para a formação dos nossos alunos.” Leia mais.

Acesse o site da SNCT 2013.

Link:http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/350830/SNCT_atrai_mais_de_100_escolas_da_regiao_de_Campinas_SP.html#

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone