Pesquisadores e líderes mundiais discutirão o livre acesso à informação

Publicado em 28/11/2013

Portal MCTI, em 28/11/2013

As maneiras como o livre acesso à informação e a cooperação científica poderão auxiliar no gerenciamento de problemas globais estará em debate de 4 a 6 de dezembro. A Universidade de Conpenhague, na Dinarmarca, sediará a Conferência Internacional ´An Open World’. O evento reunirá pesquisadores e tomadores de decisão de vários países.

Das discussões da conferência será elaborada uma carta aberta à Organização das Nações Unidas (ONU) em defesa de um ´mundo aberto´ como solução aos desafios contemporâneos em bioética, economia, política, clima, guerras e tecnologia da informação.

A leitura do documento será feita pelo diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Carlos Alberto Aragão, escolhido pelo fato de o Brasil ser a sede do próximo encontro internacional em 2016.

A ideia dos organizadores da conferência é atualizar a carta escrita pelo físico dinamarquês Niels Bohr, que durante as décadas de 1940 e 1950, defendeu o livre compartilhamento de conhecimento e da cooperação internacional.

As discussões da conferência serão divididas em cinco grandes temas: “Tecnologias militares do amanhã”; “Novas ameaças e oportunidades globais”; “Política e economia face a novas tecnologias”; “Cientistas e política” e “Internet – uma infraestrutura global livre?”.

Entre os participantes estão: o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales; o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yukiya Amano; o diretor geral da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, Rolf Dieter-Heuer; o físico e ganhador da Unes Bohr Medal, Alain Aspect.

Texto: Ascom do CNPEM

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone