MCTIC apresenta o projeto Sirius e o satélite geoestacionário na Campus Party

Publicado em 08/02/2018
MCTIC em janeiro | 2018

São Paulo – 11ª Campus Party Brasil, evento de tecnologia que ocorre entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, região norte (Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participa da Campus Party, em São Paulo, com uma série de ações, como apresentações do projeto Sirius – nova fonte de luz síncrotron brasileira, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo –, e do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), além de workshops sobre informação científica, vida em outro planeta, blockchain e segurança e gestão de resíduos eletrônicos.

Durante o evento, o MCTIC vai sortear boxes de DVDs do projeto “Brasil Ciência”, que reúne imagens e informações sobre o Sirius e o SGDC. “Também estamos realizando a formação de 150 jovens do programa do centro de recondicionamento de computadores [CRCs]. São 150 formações de 85 jovens”, explica o coordenador de gestão administrativa e financeira do MCTIC, Gustavo Lima.

O espaço utilizado pelo ministério na Campus Party é multiuso e conta com um ciclo de palestras e a divulgação de várias ações da pasta e das entidades vinculadas. Técnicos estão à disposição do público para prestar orientações e identificar projetos inovadores que poderão ser apoiados pelo MCTIC.

A Campus Party oferece palestras, workshops, hackatons e diversas outras atividades voltadas a todos que se interessam por inovação e empreendedorismo. São mais de 900 horas de conteúdo programadas e distribuídas em nove palcos temáticos.

Entre os principais palestrantes desta edição estão Steve Wozniak, parceiro de Steve Jobs na fundação da Apple, e o especialista em neurociência Greg Gage.

Campus Party

Realizada no Brasil desde 2008, a Campus Party une jovens geeks em torno de um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital.

Ao longo do evento, palestras, debates e oficinas fazem da Campus Party uma experiência única, porque, neste período, ela se transforma no principal ponto de encontro das mais importantes comunidades digitais do país. Os visitantes podem interagir, compartilhar conhecimento, produzir novidades e, por meio de seus palcos, acompanhar as principais tendências de um universo onde inovação é a palavra-chave.