Fotônica e nanotecnologia aplicadas a dispositivos médicos são tema de evento no CPqD

Publicado em 07/12/2017
Revista Hosp, 28/11/2017

 

Instalações do Centro vão abrigar Diálogo Setorial que integra a agenda de encontros União Europeia-Brasil

 

Campinas, 27 de novembro de 2017 – O CPqD vai abrigar em suas instalações, em Campinas, o workshop Diálogo Setorial de Inovação em Fotônica e Nanotecnologia para Dispositivos Médicos, programado para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O evento faz parte da agenda dos Diálogos União Europeia-Brasil, instrumento de cooperação entre o país e a União Europeia que envolve a troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas de natureza técnica ou política.

Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – por intermédio da Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, representada pelo coordenador geral Leandro Antunes Berti – e pela Delegação da União Europeia no Brasil – representada pelo ministro conselheiro Carlos Oliveira -,  o Diálogo Setorial tem como objetivo estimular projetos que aliem o uso da nanotecnologia e da fotônica ao desenvolvimento de técnicas para equipamentos e sistemas inteligentes de medicina diagnóstica e terapêutica. Para isso, a programação do evento prevê a realização de painéis reunindo representantes de empresas e instituições de pesquisa do Brasil e da União Europeia – entre eles, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD Alberto Paradisi; Petra Wieler, do Future Technologies and Europe Department/VDI, e Linas Eriksonas, coordenador do projeto LASER-GO/LITEK, representando o Photonics21, plataforma tecnológica europeia que reúne os principais atores da área de fotônica.

A cerimônia de abertura e os painéis acontecerão na manhã da quinta-feira (30/11). Para o período da tarde e a sexta-feira (1.º/12), estão programadas visitas técnicas a laboratórios do CPqD, à empresa BrPhotonics, ao Centro de Componentes Semicondutores da Unicamp, ao Laboratório Nacional de Nanotecnologia e ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (Sirius), ambos do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais e ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

Mais informações e a programação completa do Diálogo Setorial de Inovação em Fotônica e Nanotecnologia para Dispositivos Médicos estão disponíveis em http://sectordialogues.org/

Sobre o CPqD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone