Escola abordará descoberta de fármacos contra doenças negligenciadas

Publicado em 05/02/2015
Agência Fapesp em 05/02/2015

 

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) sediará, entre 14 e 24 de junho, a São Paulo School of Advanced Science on Neglected Diseases Drug Discovery – focus on Kinetoplastids (SPSAS-ND3).

Organizado pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o evento ocorre no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), modalidade de apoio da FAPESP. As inscrições podem ser feitas até 18 de fevereiro.

No total, serão selecionados 80 alunos: 40 residentes no Brasil e 40 residentes no exterior (11 no restante das Américas, 10 na Europa, 10 na Ásia e Oceania e 9 na África).

Aspectos multidisciplinares do processo de descoberta de fármacos aplicados à doença de Chagas, à leishmaniose e à tripanossomíase africana humana serão contemplados pela programação.

Serão abordados temas como high throughput screening (HTS) e high content screening (HCS); biologia estrutural e screening virtual; análises de dados de triagens e química medicinal.

A escola prevê atividades práticas e teóricas. Entre os professores do curso, há especialistas em descoberta de drogas e em parasitologia e profissionais da comunidade acadêmica. Lucio Freitas Junior, do LNBio; Vicky Avery, da Griffith University, na Austrália; e Eric Chatelain, da Drugs for Neglected Disesas Initiative (DNDi), na Suíça, estão entre os palestrantes confirmados.

As inscrições para a SPSAS-ND3 são gratuitas e as despesas de viagem, hospedagem e alimentação dos alunos selecionados serão custeadas pela organização do evento.

Mais informações: http://pages.cnpem.br/drugdiscovery-kinetoplastids.

Repercussão: SINC, Jornal da Ciência, FCM Unicamp

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone