Doutorandos recebem prêmios em evento internacional

Publicado em 03/09/2014
Portal do MCTI, 2/9/2014

Os estudantes de doutorado Vitor Hugo Balasco Serrão e Ivan Rosa e Silva venceram dois prêmios durante os eventos International Union of Microbeam Analysis Societies VI (IUMAS-6) e Microscopy and Microanalysis (M&M 2014), realizados nos Estados Unidos. Os pesquisadores são do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP).

O trabalho intitulado “Investigation of Escherichia coli selenocysteine synthase (SelA) complex formation using cryo-electron microscopy (cryo-EM)”, foi vencedor do M&M Student Poster Award e do Early Career Scholar Award. Desde o mestrado, os pesquisadores buscam técnicas para desvendar o complexo Selenocisteína Sintase (SelA) da bactéria Escherichia coli. Segundo Serrão, ainda existem poucos lugares na América Latina que fornecem técnicas que viabilizam esse tipo de estudo.

No Brasil, o Laboratório Nacional de Nanotecnologia do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNNano/Cnpem), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é a única instituição que dispõe de infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento de parte das pesquisas propostas pelos doutorandos.

Os estudos dos doutorandos utilizam a técnica de criomicroscopia eletrônica de partículas isoladas. “Neste momento, encerramos a parte bioquímica e estamos processando dados da caracterização”, pontua Serrão. A técnica de criomicroscopia foi escolhida por oferecer ótima resolução para a observação de grandes complexos macromoleculare02s, como a SelA.

Repercussão: Portal Brasil

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone