Delegação alemã discute parcerias na área de bioeconomia com Brasil

Publicado em 22/08/2012

Portal MCTI, em 21/08/2012

Representantes das áreas de biotecnologia, nanotecnologia, saúde e assuntos internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estiveram reunidos, nesta terça-feira (21), com delegação alemã composta por empresários, pesquisadores e membro do ministério alemão de Ensino Superior e Pesquisa.

No encontro, eles apresentaram programas, ações e estratégias e discutiram possibilidades de parceria com universidades e instituições de pesquisa brasileira na área de bioeconomia, que compreende atividades econômicas relacionadas com a inovação, desenvolvimento, produção e utilização de produtos e processos biológicos.

Pelo MCTI, participaram da reunião o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Adalberto Fazzio, o diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Carlos Aragão, a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, embaixadora Carmem Moura, e a diretora da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Mercedes Bustamante, entre outros.

Nesta quarta-feira (22) e na quinta (23), o grupo estará em Campinas (SP), para participar seminário promovido pelo CNPEM e pela Dechema (sociedade alemã de apoio à Pesquisa e Desenvolvimento em engenharia, química e biotecnologia).

O encontro terá a presença de pesquisadores, empresas e membros do governo dos dois países para avaliar oportunidades de parcerias relacionadas à área, tendo na pauta de discussão os temas: produção agrícola da biomassa no Brasil, bioenergia, compósitos a partir da biomassa, alimentos, biologia sintética e biofármacos.

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone