Confira as atividades e oportunidades de 5 a 11 de novembro na Agenda Científica do MCTIC

Portal MCTIC em 04/11/2016

 

Especialistas e pesquisadores vão se reunir em Belém (PA) para debater estudos científicos sobre fósseis de animais invertebrados em rochas e outras superfícies. Cnen oferece curso gratuito de capacitação de recursos humanos em energia nuclear. Campina Grande (PB) vai receber congresso internacional sobre a diversidade do semiárido brasileiro.

 

O Museu Paraense Emílio Goeldi e a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam, de domingo (6) a quinta-feira (10), o 3º Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados, que vai reunir especialistas e pesquisadores para debater estudos científicos sobre fósseis de animais invertebrados encontrados em rochas e outras superfícies. Segundo os pesquisadores, os paleoinvertebrados são de grande importância para a compreensão da evolução geológica e biológica do planeta. Saiba mais.

Chuva de meteoros

Entre o sábado (5) e o domingo (6) será possível observar a chuva de meteoros Taurids. O fenômeno será ocasionado pelos restos do cometa Encke, que os especialistas acreditam ser parte de uma rocha cósmica muito maior, que se quebrou em vários pedaços ao longo dos últimos 30 mil anos. A cada hora, deve ser possível observar sete meteoros. Para saber mais, clique aqui.

Capacitação em energia nuclear

De sábado (5) a quarta-feira (9), será ministrada a Escola de Gestão e Conhecimento Nuclear. Os cursos gratuitos oferecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) oferece educação e treinamento especializado no desenvolvimento e na implantação de programas de gestão do conhecimento nas organizações de ciências e tecnologias nucleares. Clique aqui para saber mais.

Debate sobre proteômica

Acontece nestas terça (8) e quarta-feira (9) o 7º Proteomics Workshop, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). O evento é organizado pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e vai abordar temas relacionados às áreas de proteômica e de espectrometria de massas. Saiba mais nesta página.

Inovação e propriedade intelectual

O Arranjo NIT Mantiqueira realiza, na quarta (9) e quinta-feira (10), em Campinas (SP), a 1ª Conferência Brasil no Eixo da Inovação. O evento vai discutir a importância da segurança da informação, conceitos da inovação na educação, ecossistema regional, comunicação, prospecção direcionada, novas iniciativas em open innovation e outros temas. Para participar, clique aqui.

Semiárido em debate

Será realizado entre quinta-feira (10) e sábado (12), em Campina Grande (PB), o 1º Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. O evento reúne trabalhos sobre a diversidade do semiárido brasileiro para subsidiar o planejamento, a gestão e o monitoramento de políticas públicas para a região. Para mais informações, clique aqui.

Física experimental

Ficam abertas até 20 de novembro as inscrições para a 2ª Escola Avançada de Física Experimental, promovida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O evento acontece entre 6 e 17 de fevereiro de 2017 e é voltado para a promoção da atuação de jovens físicos em áreas experimentais. Os interessados podem se inscrever aqui.

Curso de comunicação científica

O Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) realiza, de 21 a 23 de novembro, um curso de comunicação científica. Oferecido pelo Fundo Newton, do Reino Unido, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), o curso tem foco na redação científica para melhorar as habilidades de comunicação de pesquisadores. O objetivo é aumentar o alcance e o impacto das pesquisas, incluindo a comunidade científica local e também a internacionalização de resultados e ações de pesquisa.

Metrologia das radiações ionizantes

De 21 a 23 de novembro, o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) sedia o 3º Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes. O encontro vai discutir temas como metrologia de raios-X e gama, nêutrons, radionuclídeos, entre outros. Mais informações podem ser acessadas nesta página.

Preservação de acervos científicos

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) está com inscrições abertas para a 6ª edição do Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais, que será realizado entre 28 de novembro e 2 de dezembro. O objetivo é ampliar o conhecimento na área da preservação de bens culturais de ciência e tecnologia. Além de palestras sobre proteção e a conservação de acervos, o curso promove visitas técnicas às áreas de guarda de acervos do Mast, ao Laboratório de Conservação e Restauração de Papel (Lapel) e ao Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos (Lamet). As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro. Clique aqui.

Inovação em mineração

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações abriu inscrições para o 3º Seminário sobre Inovação em Geologia, Mineração e Transformação Mineral (Inovamin), marcado para 29 de novembro em Brasília. O encontro reúne governo, empresas e instituições de pesquisa. A ideia é divulgar projetos cooperativos de sucesso no setor mineral e iniciativas de apoio à inovação em empresas. Saiba mais.

Etanol de segunda geração

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) promove o Workshop on Second Generation Bioethanol 2016, que vai discutir temas relacionados à produção de etanol 2G e outros produtos a partir de biomassa vegetal. Mais informações podem ser obtidas nesta página.

Segurança cibernética

Fica aberta até 16 de dezembro a Chamada Conjunta Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Segurança Cibernética, uma parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos. São disponibilizados até US$ 3 milhões por até dois anos. Cada proposta pode ter acesso a até US$ 600 mil. Saiba mais aqui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone