Confira as atividades e oportunidades de 3 a 9 de setembro na Agenda Científica do MCTIC

Publicado em 08/09/2016
Portal MCTIC, 02/09/2016

Mast promove palestra sobre o universo. Diretor do LNLS explica a nova fonte de luz síncrotron, o Sirius. Inscrições abertas para a Jornada de Capacitação Institucional do Cetem e para o workshop de física teórica do CBPF. Prêmio México de Ciência de Tecnologia recebe projetos que contribuíram para o conhecimento científico e o avanço tecnológico.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promove neste sábado (3), às 16h, a palestra “O universo para curiosos” com a pesquisadora do Observatório Nacional Marcela Campista. Durante a atividade, o público saberá mais sobre a cosmologia, ciência que estuda a formação, evolução e composição do universo. A partir do século 21, a cosmologia ganhou amplitude com o surgimento de novas tecnologias. Instrumentos de alta precisão permitiram, por exemplo, descobrir que o universo é muito frio, com temperatura em torno de -270 ºC, e constituído de uma forma exótica de matéria chamada “matéria escura”. Aberta ao público, a palestra é gratuita. Para mais informações, clique aqui.

Sirius

O diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Antônio José Roque da Silva, fará, neste sábado (3), uma palestra sobre a luz síncrotron e o novo acelerador em construção no Brasil, o Sirius. O pesquisador vai explicar o que é e para que serve a luz síncrotron, além de fazer um panorama da evolução e da atual situação do LNLS e das perspectivas relacionadas ao Sirius. A palestra está marcada para 10h na Biblioteca Mário de Andrade, que fica na Rua Consolação, 94, em São Paulo (SP).

Palestra sobre eletrocatálise no Cetene

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) promove na próxima sexta-feira (9) a palestra Eletrocatálise Avançada para Conversão de Energia e Sistemas de Armazenamento. O evento é aberto a pesquisadores e estudantes e será apresentado pela professora da Universidade de Oldenburg, na Alemanha, Methap Oezaslan. Para saber mais, acesse esta página.

Jornada de capacitação institucional do Cetem

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) realiza, nos dias 13 e 14 de setembro, a Jornada do Programa de Capacitação Institucional (PCI) para apresentar à comunidade científica, parceiros e empresas os projetos desenvolvidos por bolsistas. As pesquisas são relacionadas à promoção da fronteira da inovação, aos recursos minerais estratégicos e à ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. Clique aqui para saber mais.

Biotecnologia sustentável

Fica aberto até 15 de setembro o período de inscrições para participar do Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônia, que será realizado de 17 a 20 de outubro, no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM). O evento vai reunir pesquisadores para compartilharem experiências em biologia, biotecnologia aplicada à saúde, nanotecnologia, estudos sobre o câncer, pesquisas com células-tronco humanas e neurociência. Mais informações podem ser obtidasaqui.

Edital dos Brics

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu chamada pública do Programa-Quadro do Brics em Ciência, Tecnologia e Inovação. O edital dispõe de R$ 1,2 milhão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para o financiamento de pesquisas conjuntas em recursos hídricos e tratamento da poluição; tecnologia geoespacial e suas aplicações; energias novas e renováveis e eficiência energética; biotecnologia e biomedicina, incluindo saúde humana e neurociências; tecnologias da informação e computação de alta performance; e ciência oceânica e polar. As inscrições podem ser feitas até 20 de setembro.

Workshop do CBPF

Estão abertas até 23 de setembro as inscrições para o 7º Workshop de Física Teórica que o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) realiza entre 3 e 5 de outubro. O evento tem o objetivo de promover a interação entre as diversas áreas que constituem a física teórica, por meio do intercâmbio de ideias e métodos. Clique aqui para mais informações.

Pesquisa Brasil-Chile sobre envelhecimento populacional

Fica aberta até 26 de setembro a chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica do Chile (Conicyt) para selecionar projetos conjuntos na área de envelhecimento populacional que contribuam para a formulação de políticas públicas. O apoio é destinado exclusivamente a projetos binacionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Mais informações podem ser acessadas aqui.

Astronomia e cosmologia

O Observatório Nacional realiza entre 26 e 29 de setembro a 21ª edição do Ciclo de Cursos Especiais para estudantes e pesquisadores das áreas de astronomia, astrofísica e cosmologia. O evento será realizado na sede do ON, no Rio de Janeiro (RJ). Inscrições sem apresentação de trabalho serão recebidas até 20 de setembro. Clique aqui para saber mais.

Fórum China-América Latina

Pesquisadores, secretários de governo e dirigentes de universidades e institutos de pesquisas do Brasil, China, Colômbia, Chile, Cuba e Peru participam, nos dias 29 e 30 de setembro, do 1º Fórum China América Latina de Inovação e Tecnologia, que será realizado na Coppe, no Rio de Janeiro (RJ). Promovido pelo Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, o evento tem como objetivo discutir a transferência de tecnologia da universidade para o setor industrial. O evento é aberto ao público. Para mais informações, clique aqui.

Prêmio Cnen de Tese

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) recebe até 30 de setembro as inscrições para o Prêmio Cnen de Tese. Será premiada a melhor tese de doutorado sobre o conhecimento científico ou tecnológico relacionado ou aplicado à área nuclear. Serão aceitas inscrições de teses defendidas e aprovadas entre janeiro de 2015 e março de 2016 em programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em instituições brasileiras. Para saber mais, acesse esta página.

Oportunidade de mestrado no Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) oferece 131 vagas em cursos de mestrado nas áreas de genética, conservação e biologia evolutiva. O prazo para inscrições está aberto até30 de setembro. Há vagas também para entomologia; ecologia; ciências florestais tropicais; botânica; biologia de água doce e pesca interior; agricultura no trópico úmido; e clima e ambiente. Para mais informações,clique aqui.

Crianças no miniobservatório do Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) abre as portas do Miniobservatório Astronômico, em São José dos Campos (SP), para estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental até outubro. Ele estará aberto sempre nas noites de quinta-feira, das 19h às 21h. Para visitar o local, é preciso fazer um agendamento por meio do telefone (12) 3208-7194. Para saber mais, acesse esta página.

Prêmio México de Ciência de Tecnologia 

Pesquisadores dos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal podem apresentar projetos para concorrer ao Prêmio México de Ciência e Tecnologia, concedido anualmente a pesquisas que contribuíram de maneira significativa para o conhecimento mundial e o avanço tecnológico. Instituído em 1990, o prêmio reforça os laços entre as comunidades científicas da região. As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro. Saiba mais.

Semiárido em debate

Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, que será realizado entre 10 e 12 de novembro, em Campina Grande (PB). O evento reúne trabalhos sobre a diversidade do semiárido brasileiro para subsidiar o planejamento, a gestão e o monitoramento de políticas públicas para a região. Para mais informações, clique aqui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone