Alunos da Unifei participam do 26º Programa Bolsas de Verão do CNPEM

Publicado em 13/04/2017
Unifei, 13/04/17

Bernardo e Bianca e outros 23 estudantes foram selecionados em meio a 832 inscritos para participarem do Programa

Bernardo e Bianca e outros 23 estudantes foram selecionados em meio a 832 inscritos para participarem do Programa

Os alunos Bianca Groner Queiroz e Bernardo Araújo Souto, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participaram do 26º Programa Bolsas de Verão do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ela é aluna do 9º período do curso de Engenharia de Materiais no campus de Itabira, e ele está no 5º período de Engenharia Química no campus de Itajubá.

A Unifei foi uma das poucas universidades que tiveram mais de um representante no projeto, sendo que Bernardo e Bianca, juntamente com outros 23 estudantes, foram selecionados em meio a 832 inscritos.

O programa acontece desde 1992 e nele o estudante selecionado é orientado, de modo individualizado, por um pesquisador qualificado de um dos laboratórios nacionais do CNPEM. A missão do estudante é desenvolver um projeto proposto pelo orientador e apresentar os resultados. Nesse ano de 2017, o projeto ocorreu entre os dias 5 de janeiro e 24 de fevereiro.

Bianca atuou no projeto intitulado “Aerogéis compósitos para materiais e dispositivos de descontaminação de ar” e contou como a estrutura da Unifei foi importante para sua pesquisa. “Lá no CNPEM, desenvolvemos trabalhos de pesquisa; então, a base que tivemos com os programas de iniciação científica da Unifei foi extremamente importante para que conseguíssemos terminar um projeto em tão pouco tempo”, disse ela.

Bernardo desenvolveu o projeto “Síntese de derivados do composto ICI118551, visando o entendimento das bases moleculares para a seletividade no receptor adrenérgico beta-2”, que é relacionado à síntese orgânica, assunto com o qual ele já havia sido introduzido pelo seu orientador, Dr. Maurício Silva dos Santos. “Fiquei contente, pois pude ampliar meu conhecimento a respeito da síntese orgânica e também conhecer novas técnicas”, revelou.

Na edição anterior do programa, outra aluna da Unifei de Itabira também havia sido selecionada. Thainá Mardegan, estudante de Engenharia de Materiais, trabalhou no projeto intitulado “Desoxidação de GaAs assistida por Ga e ataque por gotas de Ga utilizando epitaxia por feixe molecular”.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone