Código de Conduta

O objetivo do site é fornecer exemplos genéricos para esclarecer e divulgar os comportamentos apropriados às atividades desempenhadas pelos profissionais do CNPEM, de acordo com o seu Código de Conduta. Esses exemplos podem e devem ser usados para identificar situações semelhantes e determinar os caminhos a seguir.

Código de Conduta

Perguntas/Respostas

Você deve ler o Código de Conduta com cuidado e se familiarizar com o seu conteúdo. Isto é a sua responsabilidade e do seu interesse: o Código de Conduta é destinado a fornecer orientação sobre as regras que regem a conduta dos profissionais do CNPEM. Ele é projetado para ajudar você a entender os seus direitos e suas obrigações.

Valor(es) CNPEM: Como usar o Código

Para os fornecedores nacionais que prestam serviço internamente, seja por contratos continuados ou por tempo determinado, o Código de Conduta é disponibilizado no BID. O documento é um anexo do Termo de Referência (documento que consta a Especificação Técnica, Desenhos Técnicos, Detalhamento do Serviço, Minuta de Contrato, entre outros). Quando da contratação do fornecedor, o Código de Conduta passa a fazer parte do Contrato, como anexo. E quando da assinatura desse contrato o fornecedor está aceitando todas as condições contratuais.

Valor(es) CNPEM: Como usar o Código

Antes de mais nada, certifique qual o procedimento que deve ser adotado para retirada ou entrada de bem do Centro com a área de Patrimônio e Fiscal (Controladoria – CTR) e com a área de Segurança (SESMT). Existem leis fiscais para circulação de mercadoria e equipamentos, bem como leis de registro de entrada e saída dos equipamentos que devem ser seguidas. Quanto ao transporte, fique atendo. Pois ao se tratar de produto químico controlado, também há regras e leis de segurança para transporta-lo.

Para usuário externo, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) que te orientará no procedimento

Valor(es) CNPEM: Comprometimento, Integridade e Profissionalismo

Não. A entrada de material e equipamento é única no CNPEM. Quando da chegada do fornecedor no site do CNPEM, a gestão do recebimento de material e equipamento é exclusiva e de responsabilidade da área de Suprimentos Internacionais e Nacionais (SIN). O solicitante será avisado da chegada do material, que estrará disponível para retirada no almoxarifado por prazo determinado. Em caso de dúvida, entre em contato com a área SIN.

Valor(es) CNPEM: Comprometimento

O Serviço de Apoio ao Usuário (SAU) é o seu contato do CNPEM para sanar dúvidas. Os recursos como fretado e acesso a rede e e-mail do CNPEM, por exemplo são de uso exclusivo dos colaboradores do Centro. O refeitório pode ser utilizado desde que com seu recurso financeiro do usuário externo.

Valor(es) CNPEM: Comprometimento

Brinde é a lembrança distribuída a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos ou datas comemorativas. Além disso, sua distribuição não deve se destinar exclusivamente a um determinado profissional. É proibida a aceitação quando há interesse profissional. Em caso de dúvida, contate a ouvidoria.

Valor(es) CNPEM: Integridade

Não. Conforme o Regulamento de Compras do CNPEM, todas as aquisições e contratações deverão ser processadas pela Área de Suprimentos Internacionais e Nacionais (SIN), mediante a emissão de uma Solicitação de Compras. Casos de excepcionalidade, tais como emergência e urgências, deverão ser tratados diretamente junto à SIN ou então por àqueles que estão devidamente autorizados pelo Diretor-Geral, mediante expressa Portaria. Você deve contribuir para uma cuidadosa gestão dos recursos do CNPEM, bem como cumprir todos os procedimentos de contratação, que estão disponíveis no site e na intranet do CNPEM. Na dúvida, consulte a Área SIN.

Valor(es) CNPEM: Integridade

Não. Conforme o Regulamento de Compras do CNPEM, todas as aquisições e contratações deverão ser processadas pela Área de Suprimentos Internacionais e Nacionais (SIN), a qual é responsável por solicitar todos os documentos integrantes do processo, tais como Regularidade Fiscal e Atos Constitutivos. Casos de excepcionalidade, tais como emergência e urgências, deverão ser tratados diretamente junto à SIN ou então por àqueles que estão devidamente autorizados pelo Diretor-Geral, mediante expressa Portaria. Você deve contribuir para uma cuidadosa gestão dos recursos do CNPEM, bem como cumprir todos os procedimentos de contratação, que estão disponíveis no site e na intranet do CNPEM. Na dúvida, consulte a Área SIN.

Valor(es) CNPEM: Integridade

Não. Somente o Diretor Geral ou quem ele delegar procuração para tanto (por exemplo Diretores das unidades e gestor de suprimentos).

Valor(es) CNPEM: Integridade

Não! Se possível, prefira evitar a ocorrência e reporte o assunto imediatamente à CIPA ou ao SESMT em contatos disponíveis na intranet. Existe ainda o Relatório de Ação Corretiva e Preventiva – RACP, disponível na área do SESMT na intranet, que deve ser preenchido e encaminhado via e-mail.

Valor(es) CNPEM: Comprometimento

Sim. Todo Profissional deve seguir o procedimento interno de estacionamento. Primeiramente seu veículo deve ser estacionado corretamente na demarcação de vaga para garantir segurança e organização. Existem vagas exclusivas para visitantes, diretores, reservado (convidados dos diretores) necessidades especiais, veículos do CNPEM e carga e descarga. Se você não se enquadra em nenhuma dessas categorias, você deve estacionar nas demais vagas.

Valor(es) CNPEM: Integridade