Workshop sobre hidrólise no etanol de cana-de-açúcar

Publicado em 05/02/2009
CTBE discute a tecnologia de etanol lignocelulósico com empresas e grupos de pesquisa de todo o mundo neste evento

Assessoria de Comunicação, em 05/02/2009

O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) promove o Workshop on Hydrolysis Route for Cellulosic Ethanol from Sugarcane nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2009. A proposta do evento a ser realizado no Ciclo Básico I da Unicamp (Campinas-SP) é discutir os processos de conversão de lignocelulose de cana-de-açúcar em etanol. Espera-se com isso, incentivar o desenvolvimento desta tecnologia, além de encorajar futuras colaborações científicas entre os grupos participantes e os pesquisadores do Centro.

Neste workshop será apresentado o projeto da Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP) do CTBE. Ela permitirá a realização em escala semi-industrial de experimentos envolvendo a conversão de biomassa em açúcares fermentáveis e bioetanol. Com isso, espera-se que a PPDP seja uma importante plataforma de aproximação entre a comunidade científica e industrial.

Alguns palestrantes confirmados:

– Guilherme Pereira – Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT
– Lúcia Melo – Presidenta do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)
– Guido Zacchi – Universidade de Lund
– Bin Yang – Universidade da Califórnia de Riverside
– Richard Murphy – Imperial College de Londres.

O programa do evento conta com a apresentação de renomadas instituições e empresas brasileiras do setor como Cenpes/Petrobras, Inmetro, Embrapa/Agroenergia, Dedini, etc. A idéia é trazer o relato das ações do governo federal e instituições convidadas no que diz respeito ao etanol de cana de 2ª geração.
Além disso, na tarde do dia 10, haverá a Poster Session for Research Group Presentation. Nesse momento os grupos de pesquisa participantes apresentarão pôsteres institucionais com suas principais linhas de trabalho ligadas ao assunto central do evento. Esta sessão almeja ampliar a integração entre os pesquisadores do setor e estimular a troca de experiências sobre o tema.
O workshop será transmitido ao vivo, via internet, através do site:www.bioetanol.org.br/workshop1
O CTBE
O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) é um laboratório nacional que visa contribuir para a manutenção da liderança brasileira na produção sustentável de bioetanol da cana-de-açúcar através de pesquisa básica e inovação tecnológica. Pertencente ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a proposta do CTBE é estudar o ciclo cana-de-açúcar/etanol, com foco nos entraves agrícolas e tecnológicos dessa cadeia produtiva.
O Centro, administrado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), está localizado em Campinas-SP. Suas instalações laboratoriais e administrativas já estão em fase de construção, com previsão de entrega para setembro desse ano.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone