Workshop sobre cristalografia tem inscrições abertas

Publicado em 18/03/2015
O evento 2015 IUCr High-Pressure Workshop acontecerá entre 12 e 15 de setembro, no campus do CNPEM em Campinas (SP), e abordará os últimos desenvolvimentos em cristalografia sob altas pressões. Os interessados podem se inscrever até 15 de maio

NIT Mantiqueira – 17/03/15

 

high-pressure-bannerEstão abertas as inscrições para o “2015 IUCr High-Pressure Workshop”, que acontecerá entre 12 e 15 de Setembro no campus do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). O foco principal do evento serão os recentes   avanços científicos nas técnicas de cristalografia sob altas pressões.

As apresentações cobrirão diversos temas relativos a cristalografia de alta pressão, como estruturas cristalinas, transições de fase e sua cinética, síntese de novos materiais, ciências planetárias e da terra, materiais macios e biológicos, propriedades físicas e químicas, teoria e computação, bem como o desenvolvimento de técnicas para estudos sob altas pressões em laboratórios de universidades, síncrotrons e neutrons.

O workshop será realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP), em cujas linhas de luz são realizados diversos experimentos em altas pressões. Além disso, no futuro o LNLS poderá implementar novos experimentos em altas pressões em sua nova fonte de luz síncrotron, Sirius, que está atualmente em construção.

Este workshop corresponde a uma nova edição da série de workshops promovidos em parceria com a Comissão de Altas Pressões da IUCr (União Internacional de Cristalografia). Realizado pela primeira vez em 1996, o workshop já teve edições realizadas no ESRF (1997), APS (1998), Spring-8 (2000), Orsay (2001), Berkeley (2003), Saskatoon (2004), Dubna (2006), Oxford (2007), Harbin (2009), Gatlinburg (2010), Mito (2012) e, mais recentemente, em Hamburg (2013).

Os interessados em participar do 2015 IUCr High-Pressure Workshop devem preencher uma ficha de inscrição, disponível na página do evento: http://pages.cnpem.br/hpworkshop/. Cerca de 100 candidatos serão selecionados para participar do workshop. O LNLS e a IUCr irão conceder um número limitado de auxílios de viagem para jovens cientistas selecionados.

O período de inscrições se encerra em 1º de Maio para aqueles que pretendem pedir auxílio financeiro, ou em 15 de maio para aqueles que não pedirão auxílio. Os candidatos selecionados deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 400,00. A língua oficial do evento é o Inglês.

Fonte: CNPEM

Veja a notícia na íntegra: http://cnpem.br/workshop-cristalografia-inscricoes-abertas/

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone