Workshop sobre cristalografia abre inscrições

Evento promovido pelo CNPEM em Campinas (SP) irá discutir os recentes avanços científicos na área. Inscrições on-line até maio

Portal Brasil em 16/03/2015

Entre 12 a 15 de setembro, acontecerá em Campinas (SP), o “2015 IUCr High-Pressure Workshop”, evento destinado a discutir experimentos relacionados à cristalografia. O seminário será realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), localizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem)

O foco do workshop serão os recentes avanços científicos nas técnicas de cristalografia sob altas pressões. As apresentações cobrirão diversos temas relativos à cristalografia de alta pressão, como estruturas cristalinas, transições de fase e sua cinética, síntese de novos materiais, entre outros.

A cristalografia é uma importante ferramenta de pesquisa com luz sincrotron. Além disso, no futuro o LNLS poderá implementar novos experimentos em altas pressões em sua nova fonte de luz síncrotron, Sirius, que está atualmente em construção.

O evento corresponde a uma nova edição da série de workshops promovidos em parceria com a Comissão de Altas Pressões da União Internacional de Cristalografia (IUCr, na sigla em inglês).

Inscrições

Os interessados em participar do 2015 IUCr High-Pressure Workshop devem preencher uma ficha de inscrição disponível na página do evento.

Cerca de 100 candidatos serão selecionados para participar do workshop. O LNLS e a IUCr irão conceder um número limitado de auxílios de viagem para jovens cientistas selecionados.

Operíodo de inscrições se encerra em 1° de maio para aqueles que pretendem pedir auxílio financeiro ou em 15 de maio para aqueles que não pedirão auxílio.

Os candidatos selecionados deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 400. A língua oficial do evento é o inglês.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone