Workshop SMOLBnet 2.0

Publicado em 28/06/2010
Workshop SMOLBnet 2.0 para estabelecimento de parcerias entre grupos de pesquisa em biologia molecular e estrutural


Agência FAPESP, em 28/6/2010

A Rede de Biologia Estrutural em Tópicos Avançados de Ciências da Vida (SMOLBnet 2.0), programa da FAPESP, realizará workshop no dia 28 de junho, no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em Campinas (SP).

O objetivo é promover o estabelecimento de parcerias entre grupos de pesquisa que tenham a expertise em resolução de estrutura de macromoléculas por cristalografia com raio X ou RMN (Grupo de Biologia Estrutural) e grupos de pesquisa da área molecular que desenvolvem projetos competitivos de alto impacto em sistemas biológicos complexos (Grupo de Biologia Molecular).

Organizado por um grupo de pesquisadores das áreas de biologia molecular e estrutural do Estado de São Paulo, o workshop discutirá as linhas do programa com a comunidade científica.

O programa SMOLBnet lançou recentemente uma chamada de propostas, que ficará aberta até 3 de agosto. O objetivo é identificar e selecionar projetos de pesquisa fundamental e aplicada, elaboradas em parceria, que promovam o avanço da compreensão de sistemas biológicos complexos em nível estrutural.

“A importância da biologia estrutural para o Brasil e proposta da rede SMOLBnet 2.0”, com Richard Garratt, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), será a primeira palestra, às 9h.

Em seguida, Patrícia Brant Monteiro, diretora de área para Ciências Biológicas e Agrárias da FAPESP, fará uma apresentação sobre a chamada de propostas do programa.

“Cristalografia de raios X no LNBio e LNLS”, com Mario Murakami (Laboratório Nacional de Biociências – LNBio), “RMN de proteínas no LNBio”, com Ana Carolina Zeri (LNBio), e “Biologia molecular e biologia estrutural e revisão SMOLBnet 1.0”, com Shaker Chuck Farah (USP e coordenação da Área de Biologia da FAPESP), serão as outras apresentações.

O LNBio fica na Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, Polo II de Alta Tecnologia, Campinas (SP), telefone (19) 3512-1001.

Mais informações e inscrições: http://smolbnet2.lnbio.org.br e aczeri@lnls.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone