Workshop de Astrobiologia promove discussão sobre origem da vida na Terra

Publicado em 27/08/2014
 

7th International Workshop on Thermodynamics, Disequilibrium and Evolution

Pela primeira vez no Brasil, workshop de Astrobiologia promove discussão sobre origem da vida na Terra 

Estão abertas as inscrições para a 7a edição do Workshop on Thermodynamics, Disequilibrium and Evolution, TDE 2014, que acontecerá de 24 a 26 de setembro no câmpus do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas (SP).

Organizado pela primeira vez no Brasil, em parceria com o Instituto de Astrobiologia da Nasa, o workshop reunirá grandes especialistas na área da Astrobiologia para promover a discussão dos aspectos teóricos e experimentais ligados à origem da vida no nosso planeta e às possibilidades do surgimento da vida em outros locais no Universo.

O workshop é gratuito e tem como idioma oficial o inglês. Os interessados devem se inscrever na página do evento (em pages.cnpem.br/tde2014/registration), preenchendo uma ficha de seleção até o dia 8 de Setembro. Os 60 candidatos selecionados serão notificados por email.

 

Astrobiologia

O campo da Astrobiologia explora as interações entre os sistemas biológicos e planetários, considerando fenômenos externos ao equilíbrio termodinâmico terrestre. Durante o TDE 2014, essa abordagem multidisciplinar buscará uma melhor compreensão dos eventos químicos e geoquímicos envolvidos no surgimento da vida e no seu ganho de complexidade química, em direção a um sistema auto-sustentado.

 

Programação inclui palestra da Nobel Ada Yonath

A agenda do workshop terá palestras de convidados nacionais e internacionais, com destaque para pesquisadora israelense Ada Yonath, ganhadora do Prêmio Nobel de Química, que fará a apresentação principal do evento. A bioquímica foi laureada em 2009 por seus estudos para a determinação da estrutura do ribossomo. Informações sobre os palestrantes já confirmados e suas apresentações podem ser encontradas neste link.

A programação prevê, ainda, a realização de mesas redondas para discussão entre os participantes e a apresentação de trabalhos, além de visita às instalações do CNPEM, com destaque para o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

 

Local do evento

A organização do evento no câmpus do CNPEM levou em consideração a proximidade com as instalações do LNLS, buscando promover a integração entre pesquisadores que atuam em teoria e em experimentação. Recentemente, a área de Astrobiologia foi incorporada ao corpo de pesquisa do LNLS, como integrante da grande área de ciências ambientais e da Terra.

 

Sobre o LNLS

Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas (São Paulo), o LNLS é responsável pela operação da única fonte de luz sincrotron da América Latina, aberta ao uso das comunidades acadêmica e industrial. O sincrotron brasileiro possui hoje 18 estações experimentais – chamadas linhas de luz –, voltadas ao estudo de materiais orgânicos e inorgânicos por meio de técnicas que empregam radiação eletromagnética desde o infravermelho até os raios X.

O LNLS está neste momento construindo o Sirius, uma fonte de luz sincrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo. Sirius abrirá novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, ciências ambientais e muitas outras.

 

Sobre o CNPEM

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de terceira geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

 

TDE 2014 – 7th Workshop on Thermodynamics, Disequilibrium and Evolution

Website: pages.cnpem.br/tde2014

Data: 24 a 26 de setembro

Local: Auditório do CTBE (Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol) – Campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM

Endereço: Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Campinas, SP

 

Assessoria de Comunicação do CNPEM

Luciana Noronha

Tel. (19) 3512-1107

E-mail: luciana.noronha@cnpem.br

Website: www.cnpem.br

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone