Visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Publicado em 22/05/2012

Diálogo – Informativo Online Univap, em Maio de 2012

Os alunos do curso de Engenharia Química e da Pós-Graduação em Física e Astronomia visitaram, dia 2 de maio, acompanhados pelo Prof. Dr. Sergio Pilling, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) na cidade de Campinas/SP.
O CNPEM é formado pelos laboratórios nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).
Durante a visita técnica os alunos puderam aprender sobre a produção e utilização da luz síncrotron, tipo de radiação eletromagnética que surge quando partículas carregadas, como os elétrons, são acelerados.
O LNLS representa a única fonte de luz síncrotron da América Latina e possibilita a realização de diversas pesquisas diariamente, nas áreas de física básica, espectroscopia molecular, astroquímica, estudo de materiais, cristalografia de proteínas, entre outras.

Os quatro laboratórios do CNPEN atuam com base no conceito de Laboratório Nacional, abertos à comunidade acadêmica e empresarial. Esse modelo de organização permite aos pesquisadores de universidades, de institutos de pesquisa e de empresas de todo o país − e do exterior − desenvolver investigações no estado da arte do conhecimento em diversas áreas da ciência.

Os alunos se impressionaram com o laboratório de microfabricação onde são produzidos microsensores como, por exemplo, uma língua artificial para detectar diferentes substâncias numa solução, além de diversas micromáquinas. Durante a visita ao LNNano os estudantes tiraram suas dúvidas com pesquisadores sobre a utilização e os limites da microscopia eletrônica, técnica que nos permite “enxergar” moléculas e até mesmo átomos. No final da visita, o grupo foi à oficina mecânica do CNPEM para conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação das peças e dispositivos utilizados no LNLS. Lá eles ficaram deslumbrados com a presença de máquinas ultramodernas como a que corta metais com um feixe de laser e a que fabrica peças inteiras, automaticamente, a partir de desenhos em um computador.

Fontes: Dr.Sergio Pilling/Feau/IP&D
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone