Tem início a Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia 2015

Prefeitura de Campinas em 19/10/2015

Foi aberta na manhã desta segunda-feira, dia 19 de outubro, a terceira Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia 2015. Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, a feira pretende aproximar a população da ciência e tecnologia por meio da popularização do conhecimento e das aplicações tecnológicas na sociedade. A programação pode ser conferida no site http://semanacetcampinas.wix.com/2015#!programa—o/cjn9. 

As atividades serão realizadas em locais diversos por toda a cidade e vai contar com visitas guiadas, seminários, palestras vocacionais e exposições. A Semana de CT termina com a Feira Cultural da Cerveja, que será realizada na Lagoa do Taquaral no neste final de semana (dias 24 e 25 de outubro), com o apoio da Ambev.

A novidade deste ano é a Feira de Ciência e Tecnologia, a ser realizada no Shopping Spazio Ouro Verde com exposição de tecnologias desenvolvidas pelo LNLS – Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. A previsão dos organizadores é de atrair cerca de 8 mil pessoas até o final da programação, dia 25 de outubro.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com a participação do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Samuel Rossilho, da secretária de Educação, Solange Pelicer, da diretora de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Mariana Savedra, do presidente do CNPEM, Carlos Pacheco, e do vereador André Von Zuben, que é o autor da lei que insituiu a Semana de Ciência e Tecnologia na cidade, aprovada na Câmara em 2013.

Para Rossilho, a participação de crianças e adolescentes é muito significativa para a disseminação do tema ciência e tecnologia. “A criança é o principal veículo para levar ciência e tecnologia para casa, multiplicando as informações que recebeu para os seus familiares e, levando a CT ao seu convívio”, destacou o secretário. 

Para o vice-prefeito, a realização da Semana de CT reforça a vocação de Campinas como polo tecnológico. “A ciência e a tecnologia impulsionam a cidade para o desenvolvimento porque atraem indústria limpa e pessoas do mundo todo que vêm para Campinas estudar e aprofundar seu conhecimento no assunto”, disse Henrique Magalhães Teixeira. 

Atividades

A Semana Municipal é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Informática dos Municípios Associados (IMA), Sanasa e Museu Dinâmico de Ciências da Unicamp, com a coordenação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. 

Participam institutos de pesquisas como a Unicamp, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPQ), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e empresas da área tecnológica.

A programação compreenderá visitas a museus, institutos de pesquisa, laboratório de pesquisa e desenvolvimento de empresas parceiras, mostras de cinema, fóruns de discussões, dentre outras atividades, incluindo diversos parceiros institucionais. 

A CPFL Energia vai mostrar o carro elétrico e haverá também demonstração de experimentos químicos: tintas invisíveis, escurecimento/limpeza de prata e fluorescência. 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para inclusão social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECIS/MCTI). 

Em Campinas, a Semana foi realizada pela primeira vez em 2013, na Lagoa do Taquaral, e atraiu mais de 5 mil crianças e adolescentes. No ano seguinte, em 2014, a Unicamp foi a sede do evento e teve a participação de 3 mil crianças e adolescentes.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone