Tecnologia alia melhora nos processos com redução de custos no campo e na indústria

Publicado em 25/10/2017
UDOP, 20/10/2017

 

Inovação. Uma pequena palavra que tem tomado o universo das organizações. Isso porquê, se reinventar nos negócios é um dos caminhos a serem seguidos para crescer. Este fator faz com que, cada vez mais, gestores e pesquisadores busquem, através de novas tecnologias, otimizar os processos e reduzir custos.

E toda criação começa com o trabalho em pesquisas, por isso, nada mais coerente do que ligar este universo às universidades. Como uma das novidades do 10º Congresso Nacional da Bioenergia, a UDOP criou a sala temática de Inovação Tecnológica – CTBE/Universidades.

Nesta sala, o segundo dia do evento será voltado exclusivamente para apresentações das universidades. Um dos temas abordados será o “Magnetismo do solo e o mapeamento do potencial agrícola: dos mapas de erosão à compactação do solo”. Um dos palestrantes do evento, o Prof. Dr. Diego Siqueira, da UNESP – Campus Jaboticabal, explicou à Agência UDOP de Notícias que neste painel serão apresentados resultados de investimento em pesquisa e desenvolvimento do setor sucroenergético em novos protocolos agrícolas para planejamento estratégico, tático e operacional de uso e ocupação dos solos tropicais.

“Algumas projeções indicam que para cada R$1 investido no conhecimento detalhado do solo pode ocorrer retorno de até R$13. Esperamos que o painel seja útil para demonstrar parte do potencial tecnológico instalado dos mais de 50 grupos de pesquisa da UNESP. Desejamos ainda estreitar a relação Universidade-Empresa, criando parcerias para converter conhecimento em inovação para o setor sucroenergético brasileiro e promover uma experiência inovadora na formação de gestores”, afirmou o especialista.

Quem irá apresentar este conteúdo para os presentes será o coordenador do Grupo de Pesquisa CSME, Prof. José Marques Júnior e, representando o Grupo de Pesquisa Lamma, o Prof. Cristiano Zerbato, ambos também da UNESP Jaboticabal.

Outros dois painéis desta sala falarão sobre a “Sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar” e “Uso de efluentes para irrigação e subirrigação de MPB de cana“. Quem ministrará tais conteúdos será o mestrando de engenharia agrícola da Unicamp, Gilberto Fioravante.

“Em relação ao MPB, o grande entrave é o desconhecimento do sistema, pois é pouco utilizado no Brasil, apesar de seus benefícios como economia de água e fertilizantes. Quanto ao uso de efluente, o maior entrave é a legislação. O uso de certificação pode fomentar ou estimular o uso de alternativas para economia de água e o uso do efluente pode ser uma dessas alternativas”, explicou Fioravante.

O Congresso UDOP será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no campus da UNIP, em Araçatuba/SP. Para ver a programação completa da sala de Inovações Tecnológicas – CTBE/Universidades, clique aqui. A programação das demais salas temáticas pode ser vista clicando aqui.

Inscrições

As usinas e destilarias associadas à UDOP têm direito a 20 inscrições gratuitas cada. Serão concedidos, também, descontos especiais para fornecedores de cana-de-açúcar, através da parceria com a Orplana e para sócios dos sindicatos e entidades ligadas ao Fórum Nacional Sucroenergético. Os profissionais de usinas e destilarias de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 10 de novembro com descontos de 50%. Inscreva-se clicando aqui.

Apoio cultural

A 10ª edição do Congresso Nacional da Bioenergia conta com o apoio cultural das empresas: Adama; Bayer CropScience; Beta Renewables; Camda; Deloitte; DNV-GL; Double TT do Brasil; Esco; FMC; Fertiláqua; GE; Helamin; John Deere; Mercedes-Benz; Netafim; Odebrecht Agroindustrial; Organasolví; Raízen; Randon – Megatec; Solenis; Solinftec; Syngenta; Totvs; Valtra e Volvo.

Apoio Institucional

O evento conta ainda com o apoio institucional da Abag; Alcopar/Sialpar/Siapar; Biosul; CeiseBR; CTBE; Datagro; Fórum Nacional Sucroenergético; Orplana; Siamig; Sifaeg; Sindaçúcar/AL; Sindaçúcar/PE, Sindaçúcar/PI; Sindalcool/MT; Sindalcool/PB; Sindicanálcool; Sindaçúcar/BA; SindiEnergia; SindiQuímicos; Sonal; Unica e UNIP.

Mídia parceira

Atuam como mídia parceira desta edição o Revista Amazônia; Canal – Jornal da Bioenergia; a revista CanaOnline; a Revista Canavieiros; o Jornal Paraná; a Revista Opiniões e a Terra&Cia CanaMix.

Serviço:

10º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 22 e 23 de novembro
Local: UNIP – Universidade Paulista – Campus de Araçatuba
Avenida Baguaçu, 1939 – Jardim Alvorada, Araçatuba/SP
Inscrições: na página do Congresso no portal da UDOP (clique aqui)
Programação: na página do Congresso no portal da UDOP (clique aqui)
Mais informações: (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br

 

Repercussão: JornalCana; Canal Bioenergia