SNCT 2015 – LNLS vai mostrar funcionamento do projeto Sirius para Campinas (SP)

Publicado em 21/10/2015
MCTI em 16/10/15

Obras do projeto Sirius estão em andamento e fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Crédito: LNLS/Divulgação

Obras do projeto Sirius estão em andamento e fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Crédito: LNLS/Divulgação

O Projeto Sirius é um dos principais empreendimentos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do Brasil. Será por meio dele que o País terá um dos equipamentos de luz síncrotron mais avançados do mundo e permitirá a cientistas e pesquisadores avançarem em estudos de diferentes áreas do conhecimento. E parte dessa tecnologia vai estar ao alcance da população durante a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2015).

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) vai apresentar algumas peças da fonte de luz síncrotron para que os visitantes possam conhecer essa tecnologia. Haverá ainda um vídeo de 360º para mostrar todo o funcionamento do anel acelerador.

“É uma oportunidade muito importante para que o público em geral, e especialmente os jovens, possa entender mais sobre ciência e se interessar em descobrir mais sobre a ciência. Com o vídeo interativo, os visitantes vão poder ver como o Sirius funciona por dentro”, afirma o diretor do LNLS, Antonio José Roque.

A exposição acontece de quinta-feira (22) a domingo (25) no Shopping Spazio Ouro Verde, localizado no Parque Universitário.

Outras frentes

O público que visitar o espaço do LNLS também vai poder utilizar equipamentos para observar estruturas nanométricas e até seres vivos microscópicos. Além disso, será disponibilizado material para que os visitantes possam comparar escalas de tamanho.

“Vamos disponibilizar os materiais para que as pessoas possam ver estruturas cada vez menores. Serão usadas de lupas até microscópios. E vamos ter modelos para comparar a escala de tamanho dos objetos, desde nêutrons, que são estruturas atômicas, até a escala solar”, completou o diretor do LNLS.

Visita

Na segunda (19), quarta (21) e sexta-feira (23), o LNLS vai abrir as portas para receber estudantes da região. Lá, eles poderão conhecer as instalações do Laboratório e interagir com os pesquisadores.

“É uma boa oportunidade para divulgar o campus e esse laboratório tão importante, que é financiado pelo MCTI”, ressaltou Antonio José Roque.

Repercussão: SINTPq

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone