Sirius, o laboratório do tamanho de um estádio de futebol que vai transformar a ciência feita no Brasil

Publicado em 01/10/2019
Por G1 Globo em 27/09/2019

O Assunto — Foto: Arte G1

Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Sirius é um laboratório de luz síncrotron considerado o principal projeto do governo federal de pesquisa científica. A estrutura do Sirius terá a capacidade de analisar diferentes materiais em escala pequenas, como um ‘super raio-X’. Atualmente, há apenas um laboratório de quarta geração de luz síncrotron operando no mundo: o MAX-IV, na Suécia.

A previsão inicial dos pesquisadores era começar as obras do laboratório no segundo semestre de 2019 e terminar em 2020, mas por conta do cortes de gastos, a conclusão do projeto está comprometida.

Renata Lo Prete conversa com José Roque, diretor do Sirius, e com Fernando Evans, repórter do G1 Campinas que entrou no laboratório.

Roque explica como o Sirius funciona e como esse laboratório gigantesco em Campinas vai revolucionar a ciência brasileira. Fernando Evans conta como estão as obras e como o contingenciamento do governo afeta a conclusão do projeto.

Como assinar o podcast O Assunto

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.