Simpósio Nacional de Biorrefinarias está com inscrições abertas

Publicado em 30/04/2013

Embrapa, em 29/04/2013

De 24 a 26 de setembro, acontece o II Simpósio Nacional de Biorrefinarias, em Brasília-DF.  Estratégias para adicionar valor à cadeia da biomassa é o tema central do Simpósio que tem o propósito de discutir o potencial e os desafios das biorrefinarias para contribuição no desenvolvimento da economia verde.

Com assuntos relacionados aos segmentos de bioenergia, química, química fina, biotecnologia e papel e celulose, a programação conta com palestrantes do Brasil e outros cinco países. O Simpósio terá como idiomas oficiais o português e o inglês, com tradução simultânea.

Conferências e mesas redondas
Durante o evento, os participantes assistirão a duas conferências de abertura e quatro mesas redondas. Também haverá rodada internacional de negócios e mostra de tecnologias verdes. “Biomassa para Biorrefinarias” será a primeira mesa redonda do Simpósio e abordará matérias-primas oleaginosas, sacarídeas, amiláceas e lignocelulósicas. De acordo com o coordenador do evento e pesquisador da Embrapa Agroenergia, Silvio Vaz Junior, foram escolhidos palestrantes do mais alto nível mundial no tema.

Para falar sobre “Avanços em Processos de Produção  de Químicos e Biocombustíveis”, estarão presentes especialistas da Universidade de Córdoba (Espanha), da University of British Columbia (Canadá) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Pieter Imhof, da empresa Avantium (Holanda), falará sobre produtos verdes a partir da biomassa.

Além dessas, outras mesas-redondas farão parte da programação: Avanços em Métodos de Análise e em Integração de Processos e Potencial Econômico de Novos Produtos e sua Sustentabilidade. Entre os palestrantes, estarão os representantes da University of New York e da University of Tenesse (EUA), do Centro de Pesquisas de Jülich (Alemanha), da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Petrobras e do CTBE. As conferências de abertura do simpósio serão ministradas pelo presidente da SBQ, Vitor Ferreira, e Birgit Kamm da Alemanha.

Em www.snsr2003.com.br encontra-se o programa completo, além de informações sobre hospedagem, local do evento, notícias, etc.

Promoção e apoio
Promovido pela Embrapa Agroenergia em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e a Sociedade de Engenharia Química e Biotecnologia da Alemanha (Dechema), o Simpósio tem como público estratégico pesquisadores, técnicos e dirigentes da indústria, do governo, de instituições de pesquisa e de universidades.

O Simpósio conta com o apoio institucional da Internacional Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), da Sociedade Ibero-americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (Siadeb), da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), da Associação Brasileira da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) e do Conselho Regional de Química do Estado de São Paulo (CRQ IV Região).

Inscrições
As inscrições podem ser feitas pela página www.snbr2013.com.br até dia 13 de setembro. Quem garantir a vaga até dia 31 de julho tem desconto. Até essa data estudantes e profissionais pagam R$ 500,00 e associados às instituições promotoras pagam R$ 400,00. Membros da IUPAC têm 10% de desconto).

Daniela Garcia Collares – Jornalista (MTb/114/01 RR)
Embrapa Agroenergia
(61) 3448-1581 / cnpae.comunica@embrapa.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone