Setor agroflorestal terá novidades tecnológicas apresentadas

Publicado em 25/09/2014
Painel Florestal, 18/09/2014

LAUC – Esri Latin America User Conference reunirá mais de mil pessoas, em Campinas (SP), nos 25 e 26 deste mês, para debater o uso do GIS na área Agroflorestal e Meio Ambiente

Foto de satélite demonstra local de aplicação de calagem

Nos próximos dias 25 e 26 de setembro, a Imagem, distribuidora exclusiva da Esri no Brasil, detentora de mais de 60% do market share do mercado de Sistemas de Informação Geográfica (GIS), promoverá o LAUC – Esri Latin America User Conference, evento com foco em soluções de Inteligência Geográfica que contará com a presença de especialistas de empresas de toda América Latina usuárias de GIS, da Esri e da Imagem, que irão expor suas experiências e conhecimentos adquiridos através do uso plataforma ArcGIS. Entre as áreas que contarão com uma trilha específica estão os setores de Agricultura e Floresta.

Os benefícios da utilização de tecnologias geoespaciais para melhoria dos processos agrícolas e florestais com base em geoprocessamento de dados no campo, gerenciamento de atividades de produção e preservação do meio ambiente por meio de iniciativas sustentáveis serão o foco das palestras apresentadas na trilha de Agricultura e Floresta. Haverá a apresentação de casos de sucesso e palestras sobre como o GIS pode contribuir para o aprimoramento da gestão agrícola e florestal de grandes empresas do agronegócio com medidas de preservação ambiental e controle de produção, para a qualidade e eficiência nos serviços prestados.

Alexandre Marques, Gerente para o setor de Agricultura e Floresta da Imagem, afirma que “O LAUC traz a oportunidade de apresentar as melhores praticas de uso do GIS em importantes empresas do Agronegócio, seja para melhorar a obtenção de dados do campo com uso da mobilidade, controle de pragas e gestão ambiental, além de mostrar como a tecnologia Esri pode não só solucionar desafios e problemas da área, mas também contribuir para melhorias significativas na produção agrícola”.

Durante o encontro, executivos de importantes empresas da América Latina vão expor casos de sucesso com uso da Inteligência Geográfica, entre os quais:

Flavio Altimari – COCAMAR Cooperativa Agroindustrial – “Geoprocessamento como base para planejamento e controle da produção agrícola – Cocamar”.

Jorge H. Eraso – Café de Colombia. Análisis y Planificación de Visitas a Finca – Actualización de Información.

Dennis Bernardi – Fibria Celulose S/A – “Otimização da determinação da distância para transporte de madeira na Fibria Mato Grosso do Sul”.

Guilherme Sanches – Lab. Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol – “Amostragem sustentável para descrição da variabilidade nutricional do solo”.

Daniel Duft – Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) – “Ferramentas Esri facilitando o uso de UAV’s em cana-de-açúcar”.

Rafael Gonçalves Peluco – São Martinho. “Projeto GIS Grupo São Martinho”.

Fernando Mendes – Agrotools e Instituto Homem Pantaneiro – “Projeto GeoPantanal”.

Martin Gonçález – ICA – Ingenieros Consultores Asociados. Sistema de Fiscalización de campo para dispositivos móviles.

Agenda

Evento: LAUC 2014

Data: 25 e 26 de setembro de 2014

Local: Royal Palm Plaza Resort

Endereço: Avenida Royal Palm Plaza, 277 – Campinas/SP

Site: http://www.esri.com/events/latin-america

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone