Semana Municipal de Ciência e Tecnologia começa dia 13 de outubro, em Campinas

Publicado em 15/10/2014
TI Bahia em 09/10/2014

A Unicamp e a Prefeitura de Campinas, juntamente com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), que reúne o Núcleo Softex Campinas e as principais entidades do setor, estão à frente em Campinas da organização da 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que irá ocorrer de 13 a 19 de outubro. A proposta é estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

Em Campinas, as instituições e empresas envolvidas participarão de atividades centralizadas em uma mostra, a ser realizada no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. A programação terá também palestras e visitas de escolas que serão realizadas em alguns institutos (IMA, CTI, CPqD e CNPEM).

Ao todo, o evento contará com 5 tendas instaladas ao redor do Museu, com diversas atividades simultâneas, que irão ocorrer de segunda a sexta, de 13 a 17 de outubro, das 9h às 17h. Uma tenda abrigará a 1ª ExpoCiatec, que irá apresentar startups e empresas incubadas na cidade. Um outro espaço será destinado as instituições tradicionais de Ciência e Tecnologia, junto aos demais expositores, como forma de criar nichos de articulação entre iniciativa privada, políticas públicas, institutos, ações e os visitantes. Também já estão confirmadas a Exposição sobre Água de Reúso, da Sanasa, e atividades lúdicas, promovidas pelo Ci&T e Clickideia, focadas no público infanto-juvenil, com objetivo de despertar o interesse pela área de tecnologia.

Já no final de semana, nos dias 18 e 19, o caminhão do Museu Exploratório de Ciências, uma atividade que é itinerante, será levado para o Largo do Rosário, no centro da cidade.

O evento é parte das ações da 11ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, que tem realização nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

Sobre o Núcleo Softex Campinas

O Núcleo Softex Campinas é uma entidade que reúne empresas de software de Campinas e do interior do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.

Com uma história de apoio às empresas de software, o Núcleo realiza ações de fomento ao desenvolvimento sustentado das empresas de TIC nas áreas de qualidade, exportação, capacitação e formação de capital humano, busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis) e incubação de empresas nascentes.

O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone