Semana de Ciência e Tecnologia tem início na próxima segunda-feira

Prefeitura de Campinas em 16/10/2015

Começa na próxima segunda-feira, 19 de outubro, a Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia 2015, em Campinas. A abertura será às 9h, no auditório do Anel de Luz Síncrotron, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). As atividades são gratuitas. O público-alvo é qualquer pessoa interessada em ciência e tecnologia – criança, jovem e adulto. 

É o terceiro ano que Campinas promove a Semana Municipal, que vai até o dia 25 de outubro. O tema deste ano é “Luz, Ciência e Vida”. As atividades vão evidenciar como a Ciência está presente no dia a dia das pessoas. 

Para saber os locais e os eventos basta acessar o site com todas as informações sobre a Semana (http://semanacetcampinas.wix.com/2015#!programa—o/cjn9).

A novidade desta edição é a Feira de Ciência e Tecnologia a ser realizada no Shopping Spazio Ouro Verde com exposição de tecnologias desenvolvidas pelo LNLS – Laboratório de Luz Síncrotron. A Feira será interativa com foco na popularização do conhecimento e das aplicações tecnológicas na sociedade.

A Semana Municipal é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, IMA, Sanasa e Museu Dinâmico de Ciências da Unicamp, e com a coordenação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. 

Também participam institutos de pesquisas como a Unicamp, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o CPqD, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e empresas da área tecnológica.

No dia da abertura, às 9h40, haverá palestra com Carlos Américo Pacheco, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) com o tema Inovação no Brasil. Em seguida, às 10h10, haverá palestra sobre o CNPEM com José Roque do LNLS – Laboratório de Luz Síncrotron (acelerador de partículas). 

A programação compreenderá visitas a museus, institutos de pesquisa, laboratório de P&D de empresas parceiras, mostras de cinema, fóruns de discussões, dentre outras atividades, incluindo diversos parceiros institucionais. 

A CPFL Energia mostrará o carro elétrico; está prevista a feira de tecnologia com WateAir (água potável a partir da umidade do ar); a feira de tecnologia com AirBraz Tecnologias Limpas (geração de energia a partir do sol e do vento). Haverá também demonstração de experimentos químicos: tintas invisíveis, escurecimento/limpeza de prata e fluorescência. 

Energia que Move

No Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, haverá a exposição “Energia que Move”, que apresentará, através de quatro ambientes temáticos: Energia Natural, Geração de Energia, Energia Elétrica e Vida, demonstrações e maquetes com os princípios de transformação da energia e de seu uso. 

Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está programado o workshop Robótica Educacional e Artes e Sorvete e Química – Sim!, uma dinâmica interativa com os participantes e os monitores para discussão/introdução de alguns conceitos químicos, noções de higiene e cidadania, além de aspectos históricos.

No Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, haverá a exposição a “Cor da Luz – o Código das Cores” – exposição de ciências que por meio de efeitos visuais mostra os conceitos de luz e de cor. No Museu da Imagem e do SOM (MIS), está programada a exibição de episódios da Série Caminhos da Energia produzida em parceria entre a CPFL Energia e o Canal Futura, e apresentado pelo navegador Amyr Klink.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) juntamente com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa.

Campinas aprovou, em 2.013, a Lei 14.655, instituindo a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia na cidade, que é realizada concomitantemente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em 2014, a organização da Semana ganhou o apoio do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, instalado este ano no município.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone