Samu rouba a cena na Semana da Tecnologia

Publicado em 22/10/2013

Correio Popular, em 22/10/2013

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aberta ontem na Lagoa do Taquaral, quem está fazendo sucesso é o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). A interatividade levada pela equipe do serviço médico cativou os estudantes, principal público-alvo da feira que reúne exposição das tecnologias desenvolvidas no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, organizador da mostra, e outras instituições.

Cerca de 900 estudantes visitaram ontem os painéis expostos, participaram de atividades de capoeira e de brincadeiras.

A mostra, que ocorre em uma tenda montada ao lado do Planetário, termina domingo. Os alunos vibraram com as atividades do Samu, especialmente porque puderam desempenhar vários papéis, desde acidentados que precisam ser socorridos com uso de macas e imobilização de cabeça, até atuar como socorristas, fazendo massagem cardíaca.

A estudante Amanda Sampaio, aluna do 5º ano da escola municipal Lourenço Bellocchio, foi uma das crianças imobilizadas para o socorro médico e gostou da experiência. “Tomara que eu nunca tenha que passar por isso, mas foi interessante saber porque eles colocam essa placa em volta do pescoço”, disse a garota, se referindo ao colar cervical, que dá suporte à coluna durante a remoção do acidentado.

Além das atividades na tenda, as instituições de pesquisa também recebem estudantes em visitas aos seus laboratórios, como o CPqD, o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, CPFL, Rhodia e o CNPEM. No Taquaral, estão programados para a semana toda shows, teatro, jogos e diversas atividades.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone