Projeto Nacional de Luz Síncrotron Fonte II faz progressos

Publicado em 25/11/2010

Azo Materials, 16/11/2010

O Departamento de Energia (DOE) concedeu a “Decisão Crítica 1” (CD-1) de status para o Fonte de Luz Síncrotron Nacional-II (NSLS-II) . Esta decisão, que garante a facilidade de localização no DOE’s Brookhaven National Laboratory, é um passo importante no longo processo para tornar este estado-da-arte da investigação complexa realidade. A líder mundial em recursos do NSLS-II vai permitir a exploração dos desafios científicos enfrentados no desenvolvimento de novos materiais com propriedades avançadas. Os avanços científicos resultantes de apoio económico e desenvolvimento tecnológico em vários setores da economia, das tecnologias de energia da próxima geração de novas drogas para combater a doença.

“Brookhaven National Laboratory, tem uma história distinta da construção e operação de instalações avançadas usuário científico que anualmente servir milhares de utilizadores e de produzir resultados ciência transformacional. NSLS-II continua essa tradição visionário”, disse Patricia Dehmer, director do Gabinete do DOE de ciências básicas da energia.
“Esta é uma notícia maravilhosa para o Estado de Nova York, para os EUA, e para pesquisadores de todo o mundo”, disse o laboratório de Brookhaven diretor Sam Aronson. “NSLS-II será uma unidade do usuário impressionantes, que incorpora as mais avançadas tecnologias para produzir raios-X 10.000 vezes mais brilhante que o NSLS existentes. Será também um complemento natural para o nosso Centro para Nanomateriais Funcionais, e desempenhará um papel-chave no avanço da nossa nanociência, energia, biologia e pesquisa de materiais. “
NSLS-II vai ser um “state-of-the-art anel de armazenamento de energia a médio projetado para oferecer-líder mundial de brilho e fluxo. Ele irá fornecer ferramentas avançadas para a classe ciência da descoberta em matéria condensada e física dos materiais, química e biologia – ciência que em última análise, irá reforçar a segurança nacional e energia e ajudar a conduzir abundante, segura e tecnologias de energia limpa. Por exemplo, os principais avanços em tecnologias de energia – como a utilização do hidrogénio como vector energético, a generalizada, aproveitamento econômico de energia solar, ou o desenvolvimento da próxima geração de sistemas de energia nuclear -, serão necessários avanços científicos no desenvolvimento de novos materiais com propriedades avançadas.
A combinação das capacidades de NSLS-II terá amplo impacto sobre uma vasta gama de disciplinas e de iniciativas científicas, nas próximas décadas, incluindo novos estudos de pequenos cristais em biologia estrutural, desenvolvimento de resolução de sondas nanômetros para as nanociências, a imagem coerente da estrutura e dinâmicas de materiais desordenados, aumentou consideravelmente a aplicabilidade do espalhamento de raios-X inelástica, e propriedades de materiais em condições extremas. Essa fonte de luz de alto brilho irá promover a investigação em áreas como genômica estrutural e desenho de drogas. Na área de imagens médicas e biológicas, NSLS-II vai permitir a extensão dos estudos de detecção precoce da doença.
NSLS-II será o mais novo membro de um conjunto de avançadas fontes de luz e instalações de nêutrons é operado pela Office DOE de ciências básicas da energia que são utilizadas por mais de 9.000 pesquisadores de todas as disciplinas anualmente.
II líder capacidade borda NSLS analisar materiais ajudará a guiar o desenvolvimento de novos materiais no Centro de Brookhaven para Nanomateriais Funcionais (CFN), que deverão levar a avanços transformacional no uso eficaz da energia renovável através da conversão energética, transmissão, e armazenamento. A CFN é um dos cinco centros de pesquisa da ciência em nanoescala (NSRCs) que o Instituto de ciências básicas da energia de construção e operação de laboratórios nacionais por todo o país. Esses centros oferecem conhecimentos científicos e instrumentação avançada para a criação de novos materiais nanoestruturados. Ao localizar o NSRCs ao lado da fonte de luz do DOE e instalações de nêutrons, o poder dos melhores especialistas do mundo e instalações para a fabricação e caracterização de materiais avançados se reúnem para acelerar o ritmo da descoberta.
NSLS-II é parte do escritório da CORÇA do plano estratégico da ciência para as instalações que foi descrito em “Recursos para o Futuro da Ciência:. Uma probabilidade de vinte anos (2003)” A proposta original de NSLS-II recebeu a classificação científica de topo, mas o desenvolvimento adicional necessário antes de estar pronto para prosseguir, e assim foi classificada como a 21 de 28 projetos no topo do “Far-termo” prioridades. Desde então, a proposta foi desenvolvida e avaliações rigorosas de ter encontrado o projecto pronto para avançar muito mais cedo do que o previsto há quatro anos.
O projeto NSLS-II é apoiado pelo Departamento de Energia do Instituto de ciências básicas da energia. O CD-1 etapa (Aprovação da Alternativa Seleção e Custo Range) sites NSLS-II em Brookhaven e aprova uma série de custos proposto de US $ 750 e US $ 925 milhões. Após a aprovação do CD-0 no ano fiscal (AF) 2005, o projeto recebeu um financiamento para concluir um projeto conceitual para a instalação. No ano fiscal de 2007, o projeto recebeu US $ 25 milhões em financiamentos, dos quais US $ 22 milhões foram para as actividades de investigação e desenvolvimento e US $ 3 milhões para projeto de engenharia. O pedido do FY 2008 do presidente ao Congresso, inclui US $ 65 milhões em financiamento para o projeto NSLS-II, com US $ 20 milhões para a continuação da investigação e desenvolvimento e US $ 45 milhões para projeto de engenharia. A programação preliminar prevê a construção para começar no ano fiscal de 2009 e as operações para iniciar no ano fiscal de 2015.
Steve Dierker, Laboratório Associado Diretor de fontes de luz e Diretor de Projetos para NSLS-II, disse que as instalações planejadas irá fornecer novas ferramentas, state-of-the-art, que permitirá o estudo das propriedades dos materiais e funções, particularmente em nanoescala, a um nível de detalhe e precisão nunca antes possível.
O projeto NSLS-II irá projetar, construir e instalar o hardware acelerador, aparato experimental, a construção civil e instalações centrais necessária para produzir uma nova fonte de luz síncrotron. Ele inclui um anel injetor de elétrons e de reforço, um anel de armazenamento com uma circunferência de cerca de uma milha e meio, áreas experimentais e equipamentos de apoio adequados, todos alojados em um prédio novo. A instalação está sendo projetado para atender aos requisitos de eficiência energética e proteção ambiental, alta confiabilidade e disponibilidade para os programas do usuário e inclui instalações de apoio para garantir a produtividade científica excelente.
NSLS-II é um grande projecto que vai empregar centenas de trabalhadores durante o pico da construção. A organização inclui uma divisão de suporte a projeto que estabeleceu sistemas de gestão e infra-estrutura necessária para executar esta tarefa complexa, e três divisões técnicas – sistemas de acelerador, instalações experimentais e instalações convencionais – para cada uma das principais áreas de projeto e construção. Cada uma das quatro divisões é chefiada por um diretor de divisão.
Vários comités consultivos reúnem duas vezes por ano para fornecer uma perspectiva ampla e conselhos de especialistas, incluindo a comissão do projeto NSLS-II assessoria técnica e três comitês assessores, um para cada uma das três divisões técnicas. Cada divisão é composta por uma gama de grupos de especialidade. Embora muitos desses cargos deverão ser preenchidos por pessoal do laboratório existente, substituindo as posições, bem como preencher os outros no projeto com os novos funcionários irão levar a um aumento líquido de cerca de 150-200 empregos na BNL durante o projeto de construção. Quando a nova unidade atinja pleno funcionamento, espera-se a empregar uma equipe de cerca de três vezes maior que o exigido para operar o NSLS presente e, assim, adicionar várias centenas de novos cargos para o Laboratório.
Link da matéria:
http://www.azom.com/news.aspx?newsID=9361&lang=pt
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone