Projeto da Unicamp abre inscrições para incentivar meninas na ciência

Publicado em 19/02/2020
Por Revista Galileu em 09/02/2020

Larissa Lopes

Após o sucesso da primeira edição do projeto Meninas SuperCientistas, a iniciativa criada por pesquisadoras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, volta a abrir vagas neste semestre. Alunas do ensino fundamental II de escolas particulares e públicas podem se candidatar às 65 vagas do projeto, 15 a mais do que em 2019, até o dia 12 de fevereiro.

Durante cinco sábados, de 7 de março a 4 de abril, as meninas terão a oportunidade de participar de palestras, oficinas e minicursos sobre robótica, tecnologia, engenharia química, física, astronomia, entre outros temas.

Além disso, também estão programadas visitas ao Museu Aberto de Astronomia (MAAs) e ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde as participantes conhecerão o Sirius, o maior acelerador de partículas do país.

“O projeto é muito importante para mostrar para as alunas que ser cientista é um sonho palpável, assim como estar em uma universidade”, afirmou Marcela Medicina, graduanda em Matemática Aplicada da Unicamp e idealizadora do projeto, em entrevista à GALILEU.

Segundo a estudante, a maioria das participantes concordam que o Meninas SuperCientistas teve um grande impacto na sua formação e que as inspiraram a seguir a carreiras científicas no futuro. “As meninas são parte da transformação também. Elas têm motivado outras garotas ao falar sobre o projeto em suas escolas, ao contar as histórias das cientistas que conheceram e ao repassar o que aprenderam aqui”, explicou a especialistas.

“Reconhecemos a importância deles na formação das meninas e [esperamos que] continuem incentivando-as nessas áreas”, disse Medicina.

O projeto é gratuito e são oferecidos almoço e lanches nos cinco dias de evento, além do transporte que levará as garotas às visitas técnicas que fazem parte do cronograma.

Para participar, basta estar regularmente matriculada no ensino fundamental II, ter disponibilidade de participar dos cinco dias de evento (que ocorre aos sábados, das 9h às 17h) e ter a autorização de um responsável. Saiba mais sobre o Meninas SuperCientistas e inscreva-se aqui.