Profissionais conceituados marcam presença no 19º Seminário da ANCP

Publicado em 22/03/2013

Portal do Agronegócio, em 21/03/2013

Vários palestrantes respeitados no setor ministrarão palestras durante a programação do Painel “Contribuição dos Programas de Melhoramento Genético da ANCP à Pecuária”, entre eles, estão Raysildo Barbosa Lôbo, Alejandro Vozzi, Priscila Barros Lorenzo e Expedito Eustáquio Ribeiro, que abordarão questões sobre o mercado da pecuária brasileira, assim como a contribuição do Programa Nelore Brasil. O painel conta ainda com a participação do empresário e criador, Antônio Balbino Neto.

Para promover a palestra de encerramento, o evento conta com a presença do pesquisador Pedro Arraes e de Lourenço Campo, sócio-proprietário da Central Leilões que apresentará o lançamento do Sumário de Touros, edição 2013.

A palestra com o tema “Resultados e Inovações na Seleção de Zebuínos”, será apresentada pelo professor da USP, pesquisador e veterinário Raysildo Barbosa Lôbo especialista na área de genética por diversas universidades nacionais e internacionais. Fundador do Programa Nelore Brasil e à frente da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), desde sua criação, coordena os programas de melhoramento genético das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, que avaliam cerca de 2,3 milhões de animais.

Pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), na Argentina, Alejandro Vozzi apresentará o tema “Impacto do Programa Nelore Brasil na América Latina”. Ao longo de sua carreira, desenvolveu vários trabalhos de pesquisas em melhoramento genético de bovinos e ovinos, conquistando assim, diversas publicações em revistas internacionais.  Atuou como pesquisador do Centro Técnico de Avaliação Genética (CTAG) e na Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Vozzi é Doutor em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

O tema “Retorno de Investimento do Clarifide para o Criador”, será discutido por Priscila Barros Lorenzo, gerente técnica da Zoetis. Zootecnista por formação, a profissional atuou como gerente da base de dados da ANCP trabalhou no processo de qualidade da informação, foi responsável pelo teste de progênie, pelo projeto de precocidade sexual e validação das informações para a avaliação genética. Na empresa Melhora Mais  Consultoria Genética, trabalhou na implementação de programas de beneficiamento animal. Conquistou o título de Mestre em Genética e Melhoramento Animal na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Jaboticabal.

A palestra “A Visão do Criador na Seleção do Rebanho Nelore”, fica a cargo do Dr. Expedito Eustáquio Ribeiro, cardiologista por formação e criador de gado Nelore por paixão. Entusiasta de programas de melhoramento genético, Dr. Expedito versará sobre suas experiências como criador e como o Programa Nelore Brasil contribuiu para a seleção e evolução de seu rebanho.

A palestra de encerramento com o tema “A Tecnologia como Catalisadora da Pecuária Brasileira nos Preparando para os Próximos 20 Anos”, será apresentada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Pedro Arraes, referência no setor por sua vasta experiência na área de genética. Participou de vários conselhos importantes, como Conselho de Administração do Centro Nacional Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Conselho de Administração do IBICT e Conselho de Administração da Pesagro. Atuou como gerente no Programa Nacional Plano Plurianual Avança Brasil. Foi presidente da Embrapa entre os anos de 2009 e 2012 e coordenou o laboratório virtual da empresa, nos Estados Unidos. Doutor em Genética Vegetal, pela University of Wisconsin – Madison. Arraes conquistou reconhecimento internacional por sua atuação com o sistema CGIAR, e instituições de P&D. Hoje, atua na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Para conhecer a programação completa do 19º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores acesse www.ancp.org.br/hotsite/19seminario.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone