Professores da Unicamp tomam posse na Academia de Ciências

Publicado em 21/05/2013

Unicamp, em 20/05/2013

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) deu posse a 37 membros titulares e correspondentes (que atuam no exterior) em reunião magna no último dia 7, na Escola Naval do Rio de Janeiro. Entre os novos titulares estão quatro docentes da Unicamp: Anita Jocelyne Marsaioli (Instituto de Química), Daniel Mario Ugarte (Instituto de Física “Gleb Wataghin”), Paulo Mazzafera (Instituto de Biologia) e Vitor Baranauskas (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação).

A mesa de abertura da solenidade esteve composta por Jacob Paulis, presidente da ABC; Marco Antônio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Helena Bonciani Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Glauco Arbix, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); almirante-de-esquadra Wilson Barbosa Guerra, secretário de C&T da Marinha; e vice-almirante Ilques Barbosa Júnior, comandante do Primeiro Distrito Naval, ao lado de outras autoridades.

Sobre os eleitos da Unicamp, Anita Marsaioli, do IQ, é coordenadora do projeto “Potencial enzimático de minas de ferro, cobre e ouro”, realizado no âmbito de um acordo da Fapesp com a Vale, Fapemig e Fapespa. Daniel Ugarte, do IFGW, já coordenou o projeto “Analytical transmission electron microscope for spectroscopic nanocharacterization of materials” e o Centro de Microscopia Eletrônica de Alta Resolução, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

Paulo Mazzafera, do IB, coordena o projeto temático “Control of lignin biosynteshis in sugar cane: many gaps still to be filled”, além dos projetos “Avaliação de árvores nativas e não nativas da Mata Atlântica com a finalidade de restauração e exploração econômica de madeira em áreas impactadas com chumbo” e “Physiological responses of Eucalyptus globulus and E. grandis to high concentration of CO2 and temperature variations, identified by metabolomics and transcriptomics analyses”. E Vitor Baranauskas, da FEEC, coordenou o projeto temático “Desenvolvimento de próteses de diamante e de materiais diamantíferos nano-estruturados”.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone