Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – Conheça os vencedores da edição 2015

CNPq, em 7/6/16

 

Em sua 13ª edição, o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica distinguirá os seis melhores trabalhos apresentados pelos bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica do CNPq e uma instituição na categoria Mérito Institucional. Ao todo participaram dessa edição 167 instituições de ensino e pesquisa, sendo 127 universidades e 40 institutos de pesquisa. As instituições encaminharam ao CNPq 467 relatórios dos bolsistas, sendo 192 de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 156de Ciências da Vida e 119 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na primeira semana de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado, passagens aéreas e hospedagem para participar da reunião da SBPC.

Para avaliação dos trabalhos foram observados os critérios de mérito, relevância e qualidade do relatório final; originalidade e inovação; aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais; e perfil, histórico escolar, atuação e atribuições do bolsista, da perspectiva do orientador.

Para esta edição, as comissões julgadoras foram compostas pelos seguintes integrantes:

Membros da Comissão Julgadora em reunião no CNPq

Comissão de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

– Eudenilson Lins de Albuquerque – UFRN – Presidente da Comissão

– Ney Augusto Dumont – PUC/RJ

– Roberto Manuel Torresi – USP

Comissão de Ciências da Vida

– Cimélio Bayer – UFRGS – Presidente da Comissão

– Elibio Leopoldo Rech Filho – EMBRAPA/DF

– Regina Pekelmann Markus – USP

Comissão de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes

– John Fontenele Araújo – UFRN – Presidente da Comissão

Eduardo de Faria CoutinhoUFRJ

– Lígia Bellini – UFBA

 

Confira abaixo a relação dos premiados, por categoria e por grande área do conhecimento:

I – CATEGORIA BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS:

Gleison Adriano da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo como orientador o professor Sérgio Michielon de Souza, com o trabalho intitulado: “Caracterização estrutural, térmica e óptica de sistemas semicondutores Ni-Sb e Sn-Se sintetizados por reação de estado sólido.

 

CIÊNCIAS DA VIDA:

Bruna Domingues Vieira, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), tendo como orientadora a professora Daniela Barretto Barbosa Trivella, com o trabalho intitulado: Estudos estruturais com enzimas envolvidas na biossíntese de produtos naturais de interesse farmacêutico.

 

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES:

Dezyree Rodrigues da Rosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como orientador o professor José Alcebíades de Oliveira Junior, com o trabalho intitulado: Sociologia Judiciária: Clínica de Estudos Interdisciplinares entre Direito, a Justiça e o Poder Judiciário.

 

II – CATEGORIA BOLSISTA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA

 

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS:

Flávia Arantes Pires Lage, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), tendo como orientador o professor Adriano Aguiar Mendes, com o trabalho intitulado: Preparação de biocatalisadores por imobilização de lipase de Rhizomucor miehei e Mucor javanicus em suporte hidrofóbico para posterior aplicação em reações de síntese de interesse industrial.

 

CIÊNCIAS DA VIDA:

Fernanda Pinhelli, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo como orientador o professor Emanuel Maltempi de Souza, com o trabalho intitulado: Expressão e caracterização bioquímica de uma lipase identificada a partir do sequenciamento massivo de DNA metagenômico.

 

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES:

Luan Souza Dutra, da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como orientador o professor Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas, com o trabalho intitulado: Jogos de Cooperação: dinâmicas de conflito e negociação em materiais educativos para jovens em idade universitária.

 

III – CATEGORIA MÉRITO INSTITUCIONAL

Universidade Federal de Lavras – UFLA

 

Saiba mais

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é atribuído anualmente e tem como objetivos contemplar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

Para obter mais informações, acesse: http://www.destaqueict.cnpq.br/

Coordenação de Comunicação Social

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone