Prefeito recebe delegação cubana nesta segunda-feira

Publicado em 22/06/2009

22/06/2009 – Portal da Prefeitura de Campinas

O prefeito Hélio de Oliveira Santos, acompanhado pelo vice-prefeito, Demétrio Vilagra, e pelo secretário municipal de Cooperação Internacional (SMCI), Romeu Santini, recebeu nesta segunda-feira, dia 22 de junho, em seu gabinete, a visita de uma delegação cubana, composta pelo vice-ministro do Ministério de Informática e Comunicações, Alberto Rodriguez Arufe, representantes do governo e empresários.

A comitiva, formada por sete integrantes, veio a Campinas com o objetivo de conhecer as principais empresas voltadas para o setor de tecnologia e ciência, além de estreitar relacionamentos e estabelecer possíveis intercâmbios na área comercial, logística, tecnológica e cultural entre a cidade de Campinas e Cuba.

Na oportunidade, Dr. Hélio ressaltou o potencial de desenvolvimento da região e as vocações de Campinas e, citou a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em Cuba no ano de 2007. “É muito importante que além deste aspecto da cultura, nós possamos tratar também de co-irmandade e alguns outros assuntos de relevância estratégica para a América Latina. A vocação cultural, tecnológica e acadêmica de Campinas são notáveis”, disse.

O prefeito citou ainda a implantação do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, e o potencial do Aeroporto Internacional de Viracopos. Dr. Hélio disse que o governo municipal, por meio da Secretaria de Cooperação Internacional, coloca-se à disposição da delegação para estabelecer intercâmbios nas áreas de interesse cubano.

“Nosso objetivo é fortalecer as relações entre Campinas e Cuba, por meio de intercâmbios nas áreas de comunicação, tecnologia e informática. O que chama a atenção é o surpreendente crescimento que a cidade apresenta, estabelecido com forma própria e sem competir com a capital de São Paulo”, destacou o vice-ministro, Alberto Rodriguez Arufe.

Segundo o secretário de Cooperação Internacional (Secoop), Romeu Santini, este tipo de visita tem como prioridade mostrar Campinas como grande potência para receber novos investimentos e empresas internacionais. “A Secretaria tem trabalhado forte também com os consulados, com o intuito de trazer empresas e investimentos internacionais para o município”, completou.

No final do encontro, Dr. Hélio entregou ao vice-ministro um livro de Campinas que apresenta alguns dados econômicos e mostra porque Campinas é um excelente município para se investir e viver. O prefeito também recebeu um exemplar com algumas informações daquele país.

Visitas
O grupo chegou em Campinas na parte da manhã desta segunda-feira (22) e foi recebido pelo diretor da Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), Décio Sirbone Júnior, que na ocasião representou o presidente, Luiz Carlos Rocha Gaspar.

“O grupo pertence a vários segmentos de Cuba com ênfase em Informação e Comunicação e vieram com o objetivo de prospectar novos negócios com o município, em especial com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Instituto Eldorado e Sofitex”, explicou o diretor.

Os visitantes receberam algumas informações institucionais da Ciatec e puderam trocar algumas experiências. Na parte da tarde a delegação visitou o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

Para esta terça-feira (23) já está programada uma visita ao CPqD; ao Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA); à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ao Instituto Eldorado.

A visita foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e a comitiva deve permanecer no Brasil até o final da próxima semana.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone